Strogonoff de Nozes Uma receita simples, saborosa e que tem a cara do Natal

Marinella Souza
Colabora??o*
20/12/2007
ACESSA.com multim?dia

Outras receitas:

O Natal est? batendo na porta de todas as casas. Cada fam?lia tem as suas tradi?es que d?o ? festa crist? uma cara especial e diferente em cada um dos lares. Mas uma coisa ? certa: peru e doces s?o certezas garantidas em todas as mesas.

No card?pio da dona-de-casa, L?via Maria da Siva de Souza, a se??o de doces recebem um cuidado especial. L?via conta que toda a fam?lia ? f? das del?cias adocicadas. "Aqui em casa tem um monte de 'formiguinhas", diverte-se.

Pensando nisso, a dona-de-cada est? sempre atenta ?s novidades de doces para incrementar a ceia da fam?lia. Numa dessas buscas, h? mais de dez anos, ela conheceu o doce que viraria tradi??o em todos os Natais.

"Minha cunhada foi quem trouxe essa receita. Como todo mundo aqui em casa adora nozes, resolvi experimentar. O resultado foi melhor do que eu esperava", relembra. Hoje, o doce ? uma certeza na hora da ceia e ai de dona L?via se n?o fizer o strogonoff de nozes.

Foto do Strognoff de Nozes "H? uns dois anos, decidi n?o fazer o strogonoff e fazer outro doce. Foram tantas as reclama?es que tive que fazer no dia seguinte" - conta L?via. Ela afirma que toda a fam?lia e os amigos esperam ansiosos pelo fim de ano para degustar essa del?cia. "Tem uma amiga da minha filha que sempre pergunta se esse ano vai ter", diz ela.

Esse ano a torcida pode ficar sossegada, porque a sobremesa est? garantida. L?via s? teme que, uma vez pronto, o doce n?o dure at? a hora da ceia. "Vou ter que esconder para ningu?m devorar antes da hora", revela.

Sem segredos

Foto do Strogonoff de Nozes Questionada sobre o segredo do doce, a dona-de-casa admite que n?o tem mist?rios. Mas se n?o tem mist?rios, o que faz do strogonoff de nozes t?o especial?

Modesta, L?via acredita que o fato de a fam?lia esperar o ano todo pelo doce, o torna mais gostoso. "A receita n?o tem mist?rios. Acho que a expectativa favorece a receita".

Realmente, a receita ? bastante simples (veja quadro abaixo) e r?pida de ser feita, mas n?o ? s? a longa espera de 12 meses que faz do doce uma del?cia indispens?vel para a fam?lia. A mistura de nozes, com leite condensado, que poderia ser enjoativa, fica perfeita quando equilibrada pelo creme de leite e com o carinho do preparo.

L?via admite que n?o gosta muito de cozinha, mas fazer doces tem um car?ter diferente. "N?o gosto de fazer o trivial: arroz, feij?o... mas as sobremesas s?o especiais. D? gosto de fazer e ver a satisfa??o da minha fam?lia de 'formigas'", brinca.

Outra maneira

Apesar do sucesso de sua receita, a dona-de-casa n?o se deu por vencida e continuou sua busca por novidades adocicadas para agradar sua fam?lia. Uma amiga lhe deu uma receita muito familiar. O nome ? o mesmo, strogonoff de nozes, mas o modo de fazer e o resultado s?o bem diferentes. Dessa vez, um ingrediente novo ? adicionado: chocolate (ou achocolatado) em p?.

Essa nova vers?o tamb?m ? bem simples e deve ser feita na batedeira. A dona-de- casa explica que a batedeira, nesse caso, ? importante para garantir a consist?ncia do doce.

Foto de L?via Maria "? s? fazer um brigadeiro em ponto de colher, bater uma clara em neve bem firme, acrescentar o creme de leite (com soro) e bater bem. Depois ? s? colocar o brigadeiro frio e bater mais. Sempre na batedeira, que s? ser? desligada para acrescentar as nozes. Nesse momento, ? importante que se misture com uma colher para n?o triturar as nozes. Depois disso feito, basta colocar em uma vasilha, enfeitar com as nozes restantes e levar ? geladeira", ensina.

A nova vers?o do strogonoff de nozes at? que agradou a torcida, mas o original ? imbat?vel. "Eles gostaram dessa receita com o brigadeiro, mas o com doce de leite continua sendo o favorito. E indispens?vel na ceia de Natal", garante.

Aprenda a fazer essa del?cia

Voc? vai precisar de: Foto de alguns ingredientes do strognoff de nozes

  • 8 ovos;
  • 2 latas de creme de leite gelado;
  • 2 latas de leite condensado;
  • 450g de nozes sem casca
  • Modo de fazer: Cozinhe o leite condensado na panela de press?o por 20 minutos. Retire e deixe esfriar. Depois de frio, leve para a panela coloque as gemas, leve ao fogo e cozinhe at? a massa desprender da panela. Deixe esfriar. Bata as claras em neve, misture o creme de leite, sem o soro, coloque as nozes e mexa bastante. Acrescente o doce de leite j? frio, misture bem. Enfeite com algumas nozes, leve ? geladeira e delicie-se!


    D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
    Envie um e-mail para redacao@acessa.com