• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Espiando as "mensagens alheias" Site facilita internautas a vigiar mensagens de pessoas conhecidas no site de relacionamento Orkut

    Thiago Werneck
    Colaboração*
    06/06/2007

    Os internautas, que gostam de ler recados alheios no orkut, nunca estiveram tão bem equipados. Com o "O Curioso" não há scraps que passem em branco. É só fazer um cadastro de 30 segundos que o usuário tem acesso a todos os scraps recebidos pelo amigo, mesmo que eles tenham sido apagados.

    E para os "invasores de privacidade" a notícia é ainda melhor: para isso não é preciso nem entrar no orkut. É só acessar o seu Curioso e ver todos os scraps recebidos por cinco amigos selecionados.

    De hora em hora, o site grava todos os scraps das pessoas escolhidas, sem que o vigiado se quer suspeite da ação. Podem ficar de fora da lista, apenas os recados apagados com menos de uma hora de postagem. O que acontece porque eles podem ser lidos e excluídos no intervalo de tempo em que não há a inspeção do "O Curioso".

    Quem já testou
    foto Felipe Scaldini O estudante, Felipe Scaldini, se espantou com ao saber do site. "Achei meio sem noção. Uma invasão desnecessária de privacidade. Apesar disso, acho que os segredos mais importantes vão continuar sendo mandados via depoimentos, o que já é comum no orkut", lembra.

    A exemplo de vários outros usuários, Felipe também opta por apagar seus recados depois de lidos. Essa é uma das razões para desaprovar o espião. "Você passa a não querer que todo mundo fique sabendo com quem você conversa, o que você vai fazer, porque os scraps são um livro aberto. Se o "O Curioso" virar mania, talvez nem vai valer à pena dedicar a apagando os recados", acredita Felipe.

    Mas nem só para espionar serve o "O Curioso". Uma empresa de consultoria de Juiz de Fora, utiliza o serviço para agradar alguns de seus funcionários. O programador, Ricardo Lopes explica como utiliza o serviço do site."Foi uma forma que comecei a usar para permanecer com o orkut bloqueado nos computadores da empresa. Fiz uma senha, cadastrei cinco funcionários e quando eles querem saber se têm algum scrap, eu abro o "O Curioso" e repasso a mensagem", conta.

    Tudo começou depois que ele resolveu entrar no site de curiosidade e viu que era muito simples cadastrar. "Como era fácil me registrar fui conferir como funcionava. É muito mais rápido do que o orkut. Lá você tem que procurar seu amigo, e às vezes entra sem encontrar nada. No "O Curioso" você encontra tudo de uma vez", ressalta.

    Existe pelo menos um site (ScrapSpy) e três programas (O Detetive, Scrap Boy e Orkut™ Cute) que são parecidos com o"O Curioso". Os programas contam com a desvantagem de terem que ser instalados em todo lugar que você for usar: em casa, no trabalho, na escola, faculdade... Já o ScrapSpy, cobra pelo serviço depois de 15 dias de uso.

    Há quem não gostou da idéia
    Apesar de ser uma ferramenta eficiente, nem todos os "fuxiqueiros" aderiram a idéia. A estudante Camila** está sempre visitando o orkut de estranhos, mas prefere usar uma conta fantasma (fake), para ficar espiando. "Não gosto de ficar vigiando amigos. Fuço em muitos profiles, mas não sinto necessidade de usar o curioso", esclarece.

    Desenho de um espião Mas a história muda quando o assunto é relacionamento a dois. "Se eu tivesse esse programa na época em que terminei com meu namorado, com certeza ia usar. Tinha ciúme e queria saber o que ele fazia e com quem conversava. Só que assim como seus amigos, ele apagava todos seus scraps", revela.

    É por essas e outras que o "O Curioso" está caindo no gosto dos orkuteiros, apesar de muitos acreditarem que o site exceda em invasão de privacidade. Divergências a parte, uma dica é sempre importante: você também pode estar sendo vigiado.


    *Thiago Werneck é estudante de jornalismo da UFJF

    **A entrevistada pediu para que seu nome fosse trocado, porque ela não quer ser identificada

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.