Cintos modelam o corpo, mas nem todas as mulheres devem usá-los Os acessórios ajudam a identificar a personalidade das mulheres, mas, segundo estilistas, eles não são indicados para quem está acima do peso
Colaboração
13/12/2010
Sejam de couro ecológico ou puro, de elástico, com detalhes de lacinhos e flores, entre outros, o cinto é um dos acessórios mais utilizados atualmente pelas mulheres. Eles ajudam a modelar o corpo feminino, mas os especialistas não o aconselham para quem está um pouco acima do peso.
O estilista Marcelo Mostaro explica que os cintos usados por pessoas baixas diminuem ainda mais a altura. "Em pessoas baixas, o cinto cria um corte horizontal, o que acaba diminuindo a estatura." Ele também desaconselha o uso do acessório para as mulheres que estão acima do peso. "Na verdade, para as mais gordinhas, os cintos ajudam a delimitar a própria gordura. Mesmo assim, se ela quiser usar, a dica é que escolha um cinto da mesma cor da roupa", completa.
O estilista explica que há dois tipos básicos de cintos. "Os finos são indicados para o uso em calças de corte reto, porque marcam a cintura da mulher, formando um look lady-chic. Já os mais grossos devem ser usados abaixo do seio. Mas, pessoalmente, acho que esta forma desvaloriza o corpo feminino", opina. Ele diz, ainda, que na atual moda não há mais as questões de certo e errado. "A moda é aberta, então o que importa é a pessoa sentir-se bem com o que está usando".
- Mulheres devem ficar atentas antes da escolha de peças com babados
- Coleção primavera/verão leva estilo romântico às ruas
"O acessório ajuda a dar uma levantada na roupa", afirma a dona de uma loja da cidade, Suzana Maria Andrade Fonseca de Lima. Ela fala que quanto mais a roupa é básica, mais o acessório é importante para valorizar o modelo. "O cinto serve para compor o jeito de vestir de cada mulher. Ele ajuda a identificar a própria personalidade de quem está usando. Mulheres mais jovens escolhem cintos mais coloridos, com detalhes diversos e as mais velhas, optam por aqueles de cores neutras e que não tenham tantos detalhes."
Suzana explica que uma das tendências é usar o cinto com short. "Fica um visual bem legal, descontraído". Já para quem usa com calça jeans, a dica é que, se a blusa for mais justa, o cinto deve estar na própria presilha da calça. "Com as mais longas, ele deve ser colocado sobre a blusa." A empresária afirma ainda que o acessório é um ponto de informação na roupa. "Assim, uma roupa que já tenha muitos detalhes, não precisa de acessórios", acredita.
Tendência para a próxima estação
A vendedora Gleicy Faria afirma que os cintos foram uns dos acessórios mais pedidos pelas clientes nos últimos meses. "As clientes procuraram e continuam procurando por cintos, principalmente por peças que tenham um acabamento diferente, com detalhes diversos", afirma Gleicy.
"O cinto dá uma nova cara para o que estarei usando no dia. O meu modelo preferido é o de elástico porque ele se adapta ao meu corpo e dá para usar com qualquer tipo de vestido por exemplo", afirma a cliente Denise Sarto.
"Os cintos fizeram tanto sucesso que acho que eles vão continuar com força total, durante todo o verão e também na próxima estação", afirma Suzana. O estilista Marcelo Mostaro acredita que os cintos são mais usados durante o inverno e como eles já estão na moda no verão, eles vão continuar na preferência de acessórios de muitas mulheres para o inverno de 2011.
Veja as opções de cintos
*Eliza Granadeiro é estudante do 6° período de Comunicação Social da UFJF
Os textos são revisados por Thaísa Hoskem
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!