Coleção primavera/verão leva estilo romântico às ruas Rendas, laços, apliques coloridos, transparências e babados, além de cores fortes e tecidos leves são garantia de sucesso nas estações

Aline Furtado
Repórter
31/8/2010

O verão só chega em dezembro e a primavera, um pouco antes, no mês de setembro, mas, andando pelas ruas, já dá para notar as vitrines coloridas e com roupas mais curtas, sugerindo a aproximação das novas estações.

A coleção primavera/verão 2010-2011 traz à tona muitas peças coloridas, seja lisas; estampadas, em flores ou formas geométricas; listradas; com poás, que são as bolas, grandes ou pequenas; ou no estilo tie-dye, o tingimento que origina manchas multicoloridas, lembrando a moda hippie, porém de forma fashion. Será permitido, inclusive, usar vários tipos de estampas em uma única peça.

Entre os tecidos em evidência estão a viscolycra, o linho e o brim, seja em vestidos, blusas, calças, shorts ou macacões. "As saias largas e longas também têm seu lugar garantido. Sempre com muita estampa e em tecidos leves", afirma a vendedora de uma loja de roupas, Andréia Batista da Silva.

As peças são marcadas pelo estilo romântico, com uso de rendas, laços, apliques coloridos, transparências e babados. De acordo com a estilista e proprietária de uma loja de roupas, Suzana Maria Andrade Fonseca de Lima, esta é a vez do boudoir, que é a mescla de lingeries com roupas. "Tudo voltado para o romantismo, sem um pingo de vulgaridade. Além disso, temos uma pitada de retrô, o que nos remete aos anos 50 e 60, com cintura bem marcada."

Os tons quentes e fortes são comuns nas estações, como amarelos, verdes, vermelhos e azuis. Para compensar o uso de cores vibrantes, é possível contrapor peças com tonalidades como bege, nude, branco, cinza, prata, dourado, marrom e preto. Suzana lembra que o vestido tubinho preto nunca sai de moda. "É uma peça curinga, que pode ser modificada com o auxílio de acessórios."

Short e blusa Acessórios Blusa com laço

Os vestidos nunca perdem a posição de destaque na época mais quente do ano, seja os mais curtos ou os longos, que aparecem no modelo tomara que caia. Outra peça que vem marcando território nas coleções é o macacão, que reaparece longo e colorido. Os coletes ganham ar mais leve, reaparecendo em renda, para serem usados sobre camisetas básicas. E aparecem também em tecido mais pesado, como o jeans. 

Para quem pensava que a moda saruel ficaria para trás nesta coleção, enganou-se. Os modelos que têm o gancho mais largo e baixo ainda serão vistos, seja em calças, shorts ou bermudas. "Além disso, há tendência do estilo boyfriend, que é a peça em jeans, em um número acima do normal, sugerindo ser do namorado [tradução do termo em inglês]", explica Andréia.

Para a estilista é importante que haja bom senso na hora da escolha da roupa. "Tudo é permitido, podemos criar à vontade, mas é fundamental que exista harmonia no look."

Colete Vestido Short com detalhe em renda
Jeans

Segundo a proprietária de uma loja de roupas, Maria Aparecida Pereira Delpenho, as peças em jeans serão trabalhadas com renda, tachinhas e strass. "Se pensarmos em tonalidades, teremos o tecido manchado, além do desbotado", afirma Maria Aparecida, lembrando que as calças de cintura alta continuam em evidência. A ideia é trazer à tona o chamado ripped jeans, ou seja, as calças jeans rasgadas ou desgastadas.

Acessórios

Assim como as roupas, cintos, braceletes, brincos e pulseiras, vêm em tons fortes e cores cítricas, como o verde, o rosa e o laranja. Com relação às bolsas, a tendência é o uso das menores, sempre em cores vibrantes.

Galeria

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

rendas, laços, apliques coloridos, transparências e babados.