Mulheres devem ficar atentas antes da escolha de peças com babados As peças trazem de volta o estilo romântico e a feminilidade da mulher. Entretanto, o babado tende a chamar a atenção para a área onde está aplicado

Aline Furtado
Repórter
8/11/2010
Blusa com babados

Eles conferem um certo charme e delicadeza às roupas e têm tudo a ver com o resgate da feminilidade e do romantismo, proposto pelas coleções primavera/verão 2010. São vistos facilmente nas vitrines e podem ser usados tanto durante o dia quanto à noite. Mas, na hora de escolher as roupas, o cuidado e o senso crítico são fundamentais. Isso porque os babados podem dar mais volume ao corpo da mulher. Por isso, a peça e o tecido devem ser observados, a fim de valorizar o biotipo de cada uma.

Se a intenção é valorizar ou até mesmo aumentar visualmente partes do corpo, os babados estão indicados, mas se a mulher já tem formas amplas e não pretende aumentá-las, algumas recomendações devem ser consideradas.

O babado tem sido visto em peças como blusas, saias, vestidos, coletes e camisas e é capaz de criar ondulações, o que faz com que a parte onde ele se encontra ganhe mais destaque no look feminino. "Infelizmente, nem todas as mulheres poderão usar e abusar dos babados, mas se alguns detalhes do próprio corpo forem observados, fica menos arriscado cair no excesso", destaca o estilista Marcelo Mostaro.

Ele lembra que o maior problema diz respeito ao uso de babados na região dos seios e do quadril. "Se a mulher tem seios fartos, o babado vai evidenciar ainda mais a forma, portanto, deve ser evitado. O mesmo vale para o quadril. O bom senso é o grande aliado. A mulher deve ter consciência do próprio corpo."

Mostaro dá a dica a respeito da escolha das peças. "Não existe mais aquela história do que é ou não é permitido quando falamos em moda, mas a atenção deve estar voltada para a criação de um visual bacana, que não fique pesado." Para isso, quando a escolha for por uma peça que irá compor a parte de cima do corpo, como uma blusa ou um colete, com muitos babados, a parte inferior deve ser neutra e discreta.

Colete com babados Vestido com babados
Tecidos podem favorecer ou não

O caimento do babado depende muito do tipo de tecido com que ele é feito. No caso da seda, por exemplo, o caimento é grande, o que permite mais movimento à peça. "Já o babado em popeline e linho tende a armar mais, o que, consequentemente, gera mais volume à área onde será aplicado", afirma Mostaro. O estilista lembra, ainda, que uma das marcas do alto verão é a forte presença da renda com babado. A peça pode vir com os dois elementos ou até mesmo o babado pode ser feito na própria renda.

Alternativa

A estilista e proprietária de uma loja de roupas, Suzana Maria Andrade Fonseca de Lima, ensina que mulheres um pouco acima do peso ou de formas fartas que querem usar babados devem ficar atentas ao local da roupa onde o babado foi incorporado. "Existem babados que são aplicados na parte inferior da peça, que, dependendo do tecido usado, não conferem muito volume. Pode usar, mas tem que ter cautela. Há ainda as opções de uso do babado em golas, na posição vertical ou em mangas, o que permite estar na moda, sem correr o risco de comprometer o visual."

Galeria de fotos

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Busca:
Adicione essa matéria aos favoritos.  Assine o feed do http://www.portaisdamoda.com.br/ Siga o Portais da Moda no Twitter

Como Usar Babados?

Confira algumas dicas para você saber combinar roupas com babado, e valorizar o seu tipo de corpo!

Tudo sobre: Que Roupa Usar

Charmoso e delicado, o babado segue como forte tendência para a moda do Alto Verão; e promete, ainda, continuar marcando presença nas passarelas invernais, o que nos garante que em 2010 teremos uma grande valorização da feminilidade por parte do mundo fashion!



Em blusas, camisas, saias e vestidos; essa aplicação confere leveza e movimento; atributos estes que, por sua vez, agregam ares românticos até nas produções mais simples dessas estações! Vamos, então, a algumas dicas que podem lhe ajudar a escolher o melhor tipo de babado para os seus looks do verão!

Tendência Verão 2010: Babados!  . Foto:Divulgação

Tendência Verão 2010: Babados! . Foto:Divulgação



Como todas as ondulações que esse ornamento apresenta acabam por adicionar volume ao corpo, a região por elas incrementada, certamente, torna-se o centro das atenções de seu visual; portanto antes de sair coberta de babados dos pés à cabeça, tenha em mente que se usados exageradamente, eles podem acrescentar algumas medidas ao seu físico!