SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Suprema Corte dos Estados Unidos recusou nesta segunda-feira (2) uma ação que pedia a cassação da candidatura de Donald Trump, para que não pudesse concorrer às eleições presidenciais de 2024.
Donald Trump é acusado de incitar a rebelião do dia 6 de janeiro de 2021, em que apoiadores do ex-presidente invadiram o Capitólio.
O pedido foi movido pelo consultor fiscal do Estado do Texas John Anthony Castro, mas rejeitado pelos juízes, que alegaram não haver legitimidade para desqualificá-lo como candidato.
"Não poderá ser Senador ou Representante, ou eleitor do Presidente e Vice-Presidente, ou ocupar qualquer emprego civil ou militar subordinado ao Governo dos Estados Unidos ou de qualquer dos Estados aquele que, como membro da legislatura de um Estado, ou funcionário do Poder Executivo ou judiciário desse Estado, havendo jurado defender a Constituição dos Estados Unidos, tenha tomado parte em insurreição ou rebelião contra essa Constituição, ou prestado auxílio e apoio a seus inimigos".
3ª seção da 14ª Emenda da Constituição norte-americana
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!