SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma menina foi resgatada na manhã desta sexta-feira (9) com vida após passar 60 horas soterrada por um deslizamento ocorrido na noite de terça-feira (6) nas Filipinas.

A criança, de 3 anos, estava entre as mais de cem pessoas desaparecidas em um deslizamento. A tragédia matou pelo menos 15 pessoas e feriu outras 30. A onda de lama e pedras destruiu casas, ônibus, e até um jipe utilizado para resgatar trabalhadores de uma mina de ouro.

Menina foi encontrada enquanto as equipes de resgate usavam as próprias mãos e pás para procurar sobreviventes na aldeia. "É um milagre", disse Edward Macapili, funcionário da agência de desastres da província de Davao de Oro, acrescentando que os investigadores acreditavam que os desaparecidos provavelmente estavam mortos.

Isso dá esperança às equipes de resgate. A resiliência de uma criança é geralmente menor que a dos adultos, mas a criança sobreviveu. Edward Macapili

O vídeo de um socorrista carregando a criança chorando e coberta de lama nos braços foi compartilhado no Facebook e emocionou internautas. Foram postadas também imagens da menina, já em um hospital local, recebendo os primeiros cuidados da equipe médica.

A chuva atingiu partes de Mindanao durante semanas, provocando dezenas de deslizamentos de terra e inundações que forçaram dezenas de milhares de pessoas a abrigos de emergência. Fortes terremotos também desestabilizaram a região nos últimos meses.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!