Terça-feira, 21 de setembro de 2010, atualizada às 10h

Interatividade e versatilidade são tendências para o setor moveleiro

Pablo Cordeiro
Repórter

Nada mais de monotonia ou grandiosidade nos móveis de sua casa. A tendência para o setor moveleiro é a interatividade do objeto com o ambiente. Segundo a gerente do Sindicato Municipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), Heliane Martins de Souza, o mercado está aquecido e o novo consumidor procura por simplicidade e flexibilidade nos móveis. "O móvel tem que ser interativo. Hoje, tudo tem que ter mais funcionalidade do que propriamente dito. O consumidor está valorizando mais os móveis", explica.

Heliane argumenta que essa nova forma de morar é a tendência, em que o consumidor pensa no móvel de forma diferente, valorizando mais o design. "Cada época existe a valorização de um ambiente. Teve uma época em que o quarto era pensado como um espaço mais amplo. Hoje, com o convívio familiar em alta, a cozinha e a sala estão mais valorizadas. Esse perfil muda", explica. A partir dessa "nova" valorização, novos conceitos também refletem em uma nova forma de morar. Heliane aponta para esses móveis interativos de linhas mais simples, o que possibilita pessoas de qualquer condição adquirir os objetos.

Segundo ela, o consumidor quer mais versatilidade. "Não quer mais móveis com uma só função. Ele mesmo quer pegar, levar e montar. O design está mais reto e flexível." A gerente do sindicato aponta que, na atualidade, o móvel é um objeto de desejo. "Estamos trabalhando para mostrar essas mudanças para o consumidor e para as empresas."

Em Ubá, especificamente, os produtores trabalham com a linha popular, o que possibilita essa expansão do ideal interativo na cultura e consumo. "Essa é a classe que mais vem crescendo no país e o setor moveleiro vem se beneficiando com isso. As empresas devem aproveitar a oportunidade do momento", conclui.

Novos jeitos de morar
As mudanças de comportamento da sociedade no modo de pensar e organizar suas casas é tema do seminário Os novos jeitos de morar, promovido pelo Sebrae-MG em Ubá. A palestra do designer de interiores Marcelo Rosenbaum, que participa do quadro Lar Doce Lar, do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, é o destaque da programação. O evento será realizado nesta terça-feira, 21 de setembro, às 19h30, no Auditório Colégio Sagrado Coração de Maria (Praça São Januário, 276, Centro – Ubá).

Os textos são revisados por Thaísa Hosken