O Cartório Eleitoral de Juiz de Fora acompanhou a chegada das 1.350 urnas que serão usadas nas Eleições 2022 em outubro, que ocorre desde as 14h desta quinta-feira (25). O carregamento enviado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) passa, no momento, por uma primeira verificação, que acontece até o fim de semana. O aceite dos equipamentos é feito diante da confirmação da integridade das máquinas.
Uma segunda etapa de teste dos equipamentos deve ocorrer entre os dias 18 e 24 de setembro, conforme o chefe do Cartório da 153ª Zona Eleitoral, Eduardo Braga. Nesse período, além de ter a carga verificada, serão inseridas as informações sobre os candidatos.
Do total de urnas recebidas em Juiz de Fora, 1.254 devem atender a todas as seções e 105 permanecem em estado de contingência, caso ocorra a necessidade de substituição de alguma máquina. Os aparelhos permanecerão no 2º Batalhão de Polícia Militar até a data da eleição.
Sem novas urnas, porém com mais acessibilidade
A votação, em Juiz de Fora, só contará com urnas do modelo convencional. As urnas no modelo UE2020, apresentado pelo Tribunal Superior Eleitoral em junho, com um processador atualizado e com teclado aprimorado, ainda não terão unidades disponibilizadas para a cidade. O novo modelo será testado em 68 municípios mineiros
No entanto, de acordo com Eduardo Braga, a votação contará com uma nova funcionalidade. As informações estarão disponíveis em Língua Portuguesa e também na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Independente de o eleitor ter a necessidade de interpretação em Libras, todas as unidades contarão com a novidade. Uma intérprete de Libras indica o cargo que estão em votação em cada etapa.
O envio dar urnas para os cartórios no interior do estado de Minas Gerais deve continuar até o dia 26 de agosto. Em Minas Gerais, segundo o TRE, serão utilizadas mais de 55 mil urnas.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!