BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) extinguiu o Pátria Voluntária, programa pilotado pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.

Desde 2019, a ação era coordenada pela secretaria-executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, abrigada na Casa Civil. O decreto 11.329 de 1º de janeiro de 2023, que estabelece a nova estrutura da pasta, acabou com a secretaria e o programa.

As exonerações da secretaria-executiva começaram a acontecer ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL), a partir de 27 de dezembro.

O Pátria Voluntária foi criado em julho de 2019 e era tocado por Michelle Bolsonaro. De acordo com dados da página oficial, ajudou a viabilizar doações para 1,2 milhão de beneficiários diretos e 3,1 milhões indiretos.

Ele tem como objetivo fomentar a prática do voluntariado e estimular o crescimento do terceiro setor, arrecadando dinheiro de instituições privadas e repassando para organizações sociais.

Uma das últimas ações do programa foi um almoço de Natal no ano passado oferecido por Michelle no Palácio da Alvorada.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!