SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Bancada Feminista, mandato coletivo do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo, protocolou uma ação popular no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) em que pede a anulação de um contrato da Prefeitura da capital paulista com a vinícola Garibaldi, produtora de vinho e suco de uva.
A empresa está envolvida no caso de trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão revelado na última semana. Duzentas e sete pessoas que trabalhavam para uma empresa terceirizada, contratada pelas vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton, foram resgatadas em Bento Gonçalves (RS).
Após a divulgação do caso, as empresas manifestaram repúdio a violações de direitos humanos e dizem que não tinham conhecimento da situação.
A Garibaldi fornece sucos às escolas municipais de São Paulo desde 2013 e já recebeu mais de R$ 8 milhões da prefeitura paulistana.
Em julho do ano passado, a gestão municipal firmou um contrato de R$ 1,6 milhão, com vigência de 12 meses, para a aquisição de 110 mil litros de suco de uva branca.
Procurada, a prefeitura diz que o contrato "já foi totalmente cumprido no ano passado, sendo a última entrega realizada em 10 de outubro de 2022". A coluna pediu a documentação da entrega, mas não teve retorno até a publicação deste texto.
A prefeitura afirma que não realizou nova contratação da cooperativa.
A covereadora da Bancada Feminista Silvia Ferraro (PSOL) afirma que é urgente e necessário a ruptura de contrato com a empresa. "A manutenção do contrato com empresas que se abastecem de trabalho análogo à escravidão é totalmente imoral", diz a parlamentar.
A ação protocolada no TJ-SP é assinada pelo advogado Guilherme Monaco e argumenta que "jornadas desumanas, alojamentos insalubres, dívidas injustificadas, torturas com choque elétrico e xenofobia revelam uma barbárie que em pleno século 21 não deve ser apenas rechaçada pelo conjunto da sociedade, mas também, deve ser extirpada do tecido social".
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!