SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O MST quer a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Feira Nacional da Reforma Agrária, que o movimento realizará no parque da Água Branca, em São Paulo, em maio.
Como mostrou o Painel, da Folha de S.Paulo, o evento retorna ao local na zona oeste da capital após quatro anos, graças a uma autorização concedida pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), já que o estado é responsável pelo espaço.
Em 2017, o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica participou do evento. O MST também procura personalidades internacionais de peso para esta edição.
A volta da feira ao parque já foi vista como uma conquista pelo movimento. Quem está tratando da questão pela gestão estadual é Gilberto Kassab, secretário de Governo, que tem bom diálogo com o MST.
A concessão do parque para a iniciativa privada, concretizada em 2022, também era vista como um risco à possibilidade de retorno da feira ao local.
A última vez em que o evento ocorreu no local foi em 2018. No ano seguinte, a realização foi vetada pelo então governador João Doria, que havia sido eleito com forte discurso contrários aos partidos e movimentos de esquerda.
O movimento pretende expor a produção de seus assentamentos, além de promover eventos culturais. Cerca de 260 mil pessoas visitaram a última edição da feira, segundo o movimento.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!