SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após conseguirem evitar a extinção da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), defensores do órgão pretendem aumentar a pressão para que haja recomposição do quadro administrativo e orçamento da instituição.

"A Funasa já teve 400 engenheiros, hoje não conta nem com 60. Está totalmente sucateada. Temos que discutir um plano de reestruturação", diz o deputado federal Danilo Forte (União-CE), ex-presidente do órgão.

Ele diz que levará ao governo nos próximos dias uma sugestão para revitalizar a entidade, que cuida de ações de saúde e saneamento no interior do país e é muito visada por políticos.

"É preciso definir o que se quer da instituição, estabelecer um perfil técnico, sem fazer politicagem", afirma o parlamentar.

Outro problema que precisa ser resolvido imediatamente, diz ele, é a recomposição do orçamento da Funasa, que foi redistribuído para outros órgãos, como o Ministério das Cidades, durante a malsucedida tentativa de extingui-lo pelo governo federal. "Tem que ser devolvido o que tiraram", afirma Forte.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!