SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O procurador-geral da República, Paulo Gonet, concordou com a decisão do ministro Alexandre de Moraes e defendeu que a ação contra o ex-deputado federal Roberto Jefferson continue tramitando no STF.
O QUE ACONTECEU
PGR disse que "não restam dúvidas" da ligação direta entre Jefferson e os atos golpistas de 8 de janeiro. Como Jefferson não ocupa mais nenhum cargo público, a defesa dele quer que ele seja julgado pela Justiça comum. Moraes, porém, defende que o caso continue tramitando no STF, por estar relacionado a outras investigações analisadas pela Corte.
Gonet concordou com Moraes, e disse que ações de Jefferson podem ser vistas como "elo relevante nessa engrenagem que resultou nos atos violentos de 8 de janeiro". "Há motivos bastantes [...] para que seja estabelecida a competência do STF para o processamento e julgamento do feito", escreveu ele em manifestação assinada nesta quinta-feira (18).
Defesa de Jefferson disse ver decisão "com surpresa", já que o cliente está preso "desde antes do segundo turno das eleições de 2022". Os advogados João Pedro Barreto e Juliana França David disseram, em nota, esperar que o caso seja processado e julgado pelo "Juízo verdadeiramente competente".
Roberto Jefferson é réu por incitação ao crime, calúnia, homofobia e tentativa de homicídio contra quatro policiais. No ano passado, Jefferson estava em prisão domiciliar e devia cumprir uma série de medidas cautelares, como não dar entrevistas, não usar redes sociais ou receber visitas.
Indo contra as determinações, Jefferson publicou um vídeo xingando a ministra do STF Cármen Lúcia. Moraes decidiu, então, que o ex-deputado fosse levado de volta à prisão em outubro do ano passado.
Ex-deputado atirou 60 vezes na direção de policiais que foram à casa dele cumprir a ordem da Justiça, além de lançar três granadas de luz e som ?uma delas adulterada com pregos. Dois agentes foram feridos por estilhaços. Em dezembro de 2022, ele virou réu por tentativa de homicídio.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!