A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) se reuniu na última terça-feira (11) sem a presença da participante Ana Ede, que faleceu no último mês. Em homenagem, os vereadores Julinho Rossignoli (PP - presidente), Juraci Scheffer (PT) e Antônio Aguiar (UNIÃO) discutiram formas de homenageá-la. Além da homenagem, os vereadores e participantes conversaram sobre a criação de uma ouvidoria e uma mini escola de educação financeira.
O projeto de criação de uma ouvidoria está em tramitação. Para Julinho, o órgão garantirá, se aprovado, "dar voz às pessoas idosas com respaldo e sem depender necessariamente de um vereador". Dentre as sugestões complementares à proposição, está a possibilidade de dar poder à ouvidoria para intervenção no sentido de garantir os benefícios das pessoas idosas no transporte intermunicipal e interestadual. O participante Manoel Denezine lembrou que a ouvidoria possibilitaria direcionamento para todas as reclamações com regulamentação do órgão e seus possíveis convênios.
O coordenador do Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da CMJF, Nilson Ferreira, participou do encontro para apresentar informações de segurança e listou os principais golpes que vitimam as pessoas idosas. Nilson propôs parceria entre o Sedecon e a comissão para a criação de uma mini-escola de educação financeira voltada para o público. “Há um aumento significativo de reclamações de direitos financeiros e abusos em empréstimos. O nível dos abusos é gravíssimo. E vocês na comissão também têm recebido essas denúncias", anunciou Nilson.
Homenagem a Ana Ede
Assídua participante das discussões na Câmara Municipal, Ana Maria de Freitas Ede Oliveira era participante ativa da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e do Câmara Sênior. Comunicativa e engajada, Ana Ede era advogada e cidadã honorária de Juiz de Fora. Foi presidente da Comissão da Pessoa Idosa da OAB – subseção Juiz de Fora —, componente da Comissão de Segurança no Trânsito de JF (Comset-JF), delegada da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA-MG) e também era presidente do Rotary Club Juiz de Fora Distrito Industrial. Ana Ede faleceu no dia 11 de junho aos 83 anos.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!