Uma faca foi apreendida dentro da mochila de um aluno de aproximadamente 8 anos de idade, estudante do terceiro ano da Escola Coronel José Braz em São João Nepomuceno quando ele se encontrava na praça por volta de 06h45 da manhã antes de entrar na escola.

O Portal RKF buscou informações junto à Secretaria Municipal de Educação de São João Nepomuceno. A secretária Belkis de Cavalheiro confirmou o ocorrido e disse que os próprios colegas descobriram ainda na praça que o menino trazia um instrumento cortante na mochila e informaram na secretaria da escola.

Faltavam 15 minutos para os portões serem abertos mas a supervisora foi imediatamente até o local e apreendeu a faca na mochila do aluno. Ele foi levado para a secretaria onde foi assistido por uma psicóloga e a assistente social. Conselho Tutelar foi imediatamente acionado. A secretária ressaltou também que o menino não tem histórico algum de violência ou desabono dentro da escola. Indagado sobre o porquê dele estar com a faca dentro da mochila, este disse que a levou porque poderia em algum momento precisar dela.

Os pais da criança também foram avisados e já estão cientes do fato. A secretária ressalta também que a escola que tem aproximadamente 350 alunos possui um trabalho de monitoramento por uma equipe principalmente sobre aqueles alunos que tem algum desvio de comportamento ou que não estão desenvolvendo suas atividades normalmente. Porém este não é o caso do aluno em questão. O aluno tem um desempenho normal. É importante ressaltar também que o fato não aconteceu nas dependências da escola e sim na praça que fica logo em frente ao colégio. O Conselho Tutelar está à frente do caso e tomará as medidas cabíveis.

Em nota, assinada pela Gestão Administrativa e Pedagógica da Escola Municipal Coronel José Brás, a instituição reiterou que o estudante encontrava-se na praça externa à escola, pois o horário de aula ainda não havia iniciado. "Alguns estudantes que aguardavam na praça pelo início da aula relataram o fato para uma professora que estava chegando no local e essa, imediatamente, encaminhou o discente para a sala da supervisão. A partir de então, a supervisora pedagógica entrou em contato com os responsáveis pelo estudante e com a assessora educacional que, de prontidão, encaminhou a assistente social e a psicóloga para a escola."


O comunicado segue: "Com a chegada dos responsáveis e da equipe multifuncional o estudante foi atendido e ouvido, reconhecendo imediatamente o seu erro e ficando profundamente arrependido. Momento algum o aluno apresentou maturidade para compreender sozinho, as consequências de sua ação, o que justifica a necessidade de um acompanhamento psicossocial, para, inclusive, averiguar de modo mais profundo os possíveis “gatilhos” que o levaram a guardar em sua mochila um instrumento cortante.Vale ressaltar que se trata de um estudante com bom comportamento e desempenho educacional satisfatório para a sua faixa etária, tendo bom relacionamento com os docentes, demais funcionários e com os colegas da classe de modo geral. Também não havia relatos do estudante, queixando-se de colegas, até a presente data.


Todo o depoimento dado pelo discente na presença dos pais e de servidores da instituição de ensino será levado em consideração para a condução correta do caso. Um documento foi encaminhado ao Conselho Tutelar, como solicitação de apoio psicossocial ao aluno e à sua família.
Destacamos por fim, que nossa escola preza pela proteção integral de cada criança que aqui estuda e pedimos a empatia de cada adulto para com a família do estudante.
Sem mais para o momento, renovamos o nosso voto de estima e consideração a toda comunidade escolar."



Tags:
escola | Escola estadual | estudante | Faca | Pistola | PM | Polícia | São Fidélis | Simulacro | Sorocaba

Kadu Fontana - Reprodução

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!

COMENTÁRIOS: