Nesta quarta-feira (20), a Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), aprovou o projeto de lei (PL) que confere à cidade de Resende Costa o título de "Capital Nacional do Artesanato Têxtil". A proposta foi feita pela Deputada Federal Ana Pimentel em busca de reconhecer o título e honrar a história e tradição têxtil da comunidade local.
O Município fica localizado na Mesorregião Campos das Vertentes e faz parte da Microrregião de São João Del-Rei. Nele, a atividade da tecelagem é uma das principais fontes de renda das famílias, sendo também uma das mais relevantes atrações turísticas da região. A cidade, cuja trajetória começou no século XVIII, persistiu na preservação dessas tradições, transmitindo habilidades e conhecimentos de geração em geração, especialmente por meio das mulheres locais.
Para Ana Pimentel, a aprovação é uma conquista significativa para a comunidade de artesãos da cidade. “Este título não apenas honra a história e a tradição da cidade, mas também valoriza o árduo trabalho dos artesãos locais e impulsiona o progresso econômico e o turismo”, explica, também se referindo a possibilidade da criação de novas oportunidades de emprego e renda.
A cidade conta com aproximadamente 11 mil habitantes e possui cerca de 100 estabelecimentos que comercializam o artesanato local, tornando-se uma atração turística de destaque na região. Com a atividade têxtil representando a principal fonte de renda para muitas famílias, aproximadamente 70% da população de Resende Costa está direta ou indiretamente envolvida nesse setor.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!