Dados do último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) na terça-feira (16), apontam quatro casos confirmados de varíola dos macacos em Juiz de Fora. Dois casos a mais em relação a semana passada. A Prefeitura de Juiz de Fora informou que tratam-se de casos importados e que os pacientes estão em isolamento domiciliar, mantendo bom estado geral de saúde e monitorados pela vigilância epidemiológica do município e reforça a importância das medidas de proteção como uso de máscaras, lavagem das mãos e evitar contato com casos suspeitos e/ou confirmados.
Em todo o Estado, são 144 casos confirmados, sendo 100 casos em Belo Horizonte. Todos os pacientes passaram por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 332 casos foram descartados e há 486 em investigação. A cidade de Belo Horizonte é a única do Estado, até o momento, a apresentar transmissão comunitária.
Ainda sobre o perfil dos pacientes, de todos os casos confirmados, há apenas uma mulher de 26 anos, puérpera, que segue em monitoramento domiciliar. Há ainda, um paciente internado por necessidades clínicas. A Secretaria de Saúde de Minas não divulga outras informações sobre os pacientes para preservar a privacidade e individualidade dos mesmos, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).
Uma morte em decorrência da varíola dos macacos foi registrada em Belo Horizonte no dia 28 de julho. A vítima era uma homem de 41 anos, morador da capital mineira, natural de Pará de Minas.
Tags:
juiz de fora | Minas Gerais | Saúde | varíola dos macacos
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!