• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Quarta-feira, 10 de janeiro de 2008, atualizada às 18h06

    Época de férias também é tempo de estar atento ao cartão de vacinação


    Thiago Werneck
    Repórter

    Se você não sabe onde está seu cartão de vacinação e pretende viajar está na hora de revirar as gavetas. Para aproveitar as férias com tranqüilidade é bom estar em dia com todas as vacinas, independente de qual for o destino do passeio.

    É preciso se proteger de doenças como caxumba, difteria, rubéola e sarampo já que as condições de saúde e higiene variam de uma cidade para outra. Estar em dia com as vacinas não é importante apenas para as crianças, adultos também podem ser atacados por essas doenças.

    Para a chefe do Departamento de Vigilância em Juiz de Fora, Viviane Carneiro, o cuidado deve ser tomado em viagens de turismo ecológico, incluindo a dose contra febre amarela. "Quem está com o cartão de vacinação atrasado a vacina deve ser tomada. É só se dirigir a UBS, mas é bom ter certeza de que não foi vacinado", conclui.

    Para garantir a tranqüilidade das viagens, alguns médicos recomendam que essas vacinas sejam aplicadas com antecedência de um mês. Alguns países da África, da Ásia e também da América do Sul exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela, ao se chegar ao País. O Brasil é um deles.

    Outras vacinas, que imunizam contra o tétano, difteria, sarampo, rubéola, caxumba e hepatite B, são optativas, mas recomendáveis pelo CVA (Centro de Vacinação de Adultos). Em alguns casos, indica-se também imunizações contra a gripe, a pneumonia, a poliomielite e a febre amarela.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.