Estou com dengue? Doen?a que apresenta quadro agudo e sintomas vagos tem cura. Orienta??o m?dica deve ser procurada o quanto antes

Priscila Magalh?es
Rep?rter
04/04/2008

Febre s?bita, dor em toda a cabe?a, atr?s dos olhos, nas articula?es e nos m?sculos de forma intensa. Este ? o quadro mais peculiar da dengue e o mesmo de uma virose. "Os sintomas s?o vagos, por isso n?o conseguimos identificar a doen?a em um primeiro momento. E o quadro febril ? indiferente justamente por estar presente em outras doen?as", explica o infectologista e professor de doen?as infecciosas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ronald Kleinsorge Roland.

O que contribui para identificar a doen?a s?o as les?es avermelhadas na pele, que aparecem nos membros e t?rax. "Elas podem aparecer a qualquer momento enquanto a pessoa estiver doente", diz. Al?m desses sintomas, o paciente fica indisposto, sem apetite e pode ter diarr?ia e v?mito. "Apesar de os sintomas serem vagos, a pessoa sabe identificar quando ficou doente, pois o quadro febril ? agudo".

O per?odo de incuba??o da dengue ? de sete dias, podendo variar de dois a 15. "O adoecimento ? r?pido e o paciente fica curado com cerca de dez dias, apesar de continuar fraco por mais alguns". Ao in?cio dos sintomas, Roland aconselha procurar um m?dico. "S? ele vai encontrar sintomas que o paciente n?o v?. Procuramos caracter?sticas de mau funcionamento de circula??o e associamos ao fato de a pessoa sentir muita sede. A?, colhemos exames e definimos se ? grave".

Segundo ele, h? momentos em que a doen?a engana. "Pode ser que haja uma melhora e o paciente acha que est? bem. Mas isso pode ser sinal de piora". Os principais cuidados em caso de suspeita de dengue ? hidratar bastante e abaixar a febre, usando paracetamol. "?cido acetil salic?lico e anti-inflamat?rios n?o devem ser usados", diz.

Tipos de dengue

Segundo Roland s?o tr?s tipos de dengue: o cl?ssico, a s?ndrome hemorr?gica e a s?ndrome do choque da dengue. A primeira ? a forma mais comum. Ela pode ser mais grave, mas se limita entre cinco e sete dias. "Nesse caso, n?o existe risco maior de morte". As duas ?ltimas s?o as formas mais graves, ocorrem a partir de um novo contato com o v?rus e h? aumento do risco de morte. Na dengue hemorr?gica, h? sangramento, como na boca e nariz, mas que tamb?m podem acontecer internamente.

"H? uma perda de l?quido para o ambiente extra-vascular, o que ocasiona queda da press?o". Na s?ndrome do choque da dengue, o paciente fica hipotenso [press?o baixa], o que associado ao quadro da dengue, oferece riscos. "Pode haver hemorragia intestinal ou mesmo quando faz uma puls?o venosa. O paciente fica prostrado, com altera?es em exames laboratoriais que indicam a passagem de l?quidos para fora dos vasos, levando ? press?o muito baixa, e queda de plaquetas", esclarece. Mas Roland alerta que, na dengue cl?ssica, tamb?m pode haver fen?menos hemorr?gicos, como sangramento na urina, boca e nariz.

Diagn?stico

Foto do m?dico Roland Para detectar o v?rus da dengue, os m?dicos utilizam o exame de sangue. "Ele detecta quais anticorpos existem no sangue do paciente. Se houver anticorpo contra o v?rus da dengue, pode ser que ela tenha a doen?a. A?, temos que saber se esse anticorpo ? de outra ?poca em que a pessoa pegou a doen?a, ou se ? de uma nova infec??o. Se o anticorpo do tipo 'M' for detectado, ou seja, se o exame der positivo, o quadro ? considerado grave".

Segundo Roland, o exame de sangue pode demorar se for feito pelo Sistema ?nico de Sa?de (SUS), mas em um laborat?rio ele deve ficar pronto em at? tr?s dias. "O exame n?o deve ser feito antes do quinto dia, contados a partir do in?cio dos sintomas. Se isso acontecer, ele vai indicar que n?o h? problemas e a possibilidade de dengue vai ser descartada".

Al?m disso, as plaquetas devem estar em observa??o constante. O n?vel baixo ? sinal de gravidade da doen?a. Segundo Roland, se o exame acusar um n?mero de plaquetas abaixo de cem mil, ? preocupante. "O n?mero bom est? em torno de 150 mil", completa ele. Al?m disso, para se detectar um caso grave de dengue, deve-se levar em considera??o fatores como dor abdominal, f?gado aumentado, pele fria e press?o baixa.

Tratamento

N?o existe medica??o espec?fica para curar a dengue. Quando ela alcan?ar um est?gio mais grave, o tratamento ? feito com soro na veia e com transfus?o de plaquetas e hem?cias. "Estes dois ?ltimos s? em casos extremos, n?o ? uma indica??o para todos os tratamentos", esclarece.

Ter a dengue hemorr?gica n?o significa que vai haver morte do paciente, como afirma o m?dico. "O paciente tem chances de sobreviver. O problema ? que quando o caso fica grave, ? porque o paciente chegou tarde ao hospital". Como os casos de dengue est?o aumentando, deve-se considerar a possibilidade da doen?a j? no primeiro momento.