Quarta-feira, 21 de outubro de 2015, atualizada às 15h55

Prefeitura estende contrato da Unihealth por mais seis meses

Foi publicado no Atos do Governo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) desta quarta-feira, 21 de outubro, a prorrogação do contrato da empresa Unihealth Logística Ltda, responsável pelo gerenciamento dos medicamentos no município, por mais seis meses. O aditivo ao contrato vai custar R$ 2,64 milhões aos cofres da cidade e é retroativo à 28 de setembro, quando acabou o contrato anterior, que já era um aditivo.

A Unihealth vem sendo alvo de polêmica na saúde municipal desde o início do ano. Em abril, o vereador José Emanuel (PSC) pediu a criação de uma CPI para apurar a forma como vinha sendo feita a distribuição de medicamentos na cidade, já que vários insumos estavam faltando nos postos de saúde, segundo ele. No dia seguinte, o parlamentar Antônio Aguiar (PMDB) revelou, após uma reunião com a PJF, que o contrato com a empresa não seria renovado e que uma licitação seria feita. Em maio, durante visitas da Comissão de Saúde e Bem Estar Social da Câmara Municipal, foi comprovado que faltavam remédios e insumos na Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) de Santa Luzia e no Pronto Atendimento Infantil (PAI).

A polêmica envolvendo o nome da empresa e a Câmara chegou ao ápice em julho, com a divulgação do relatório feito pela comissão de saúde. No documento, foi sugerido a implantação de um sistema gerido pelo próprio município, com software fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, o que geraria uma economia de R$ 5 milhões por ano, de acordo com o relatório.

De acordo com a assessoria da Secretária de Saúde, "o contrato foi renovado por seis meses, como prevê a lei, para que o trabalho continue sendo realizado enquanto o processo de licitação está sendo finalizado." Aguiar, que é membro da comissão de saúde, disse entender a renovação do contrato. "Diagnosticamos o que estava acontecendo e fizemos uma sugestão ao Executivo. Eles disseram que o processo seria prorrogado até que fosse dado início ao novo processo licitatório. Nós aguardamos e entendemos a prorrogação do contrato como um mecanismo de proteção do sistema, para manter a estrutura funcionando", diz.