• Assinantes
  • Autenticação
  • Turismo

    Quarta-feira, 12 de março de 2008 atualizada às 11h

    Cinco peças do Museu Mariano Procópio estão em exposição no Museu Histórico Nacional



    Priscila Magalhães
    Repórter

    As peças pertenciam a D. João VI e fazem parte do acervo do Museu Mariano Procópio (Mapro). Elas integram a exposição "Um novo mundo, um novo império: a corte portuguesa no Brasil", no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, desde o dia 08 de março.

    A assessoria informou que as peças não foram avaliadas e, segundo a funcionária do setor de conservação e restauração do Mapro, Nancy Corrêa Plonczynfki, elas são dos séculos XVIII e XIX e estavam em boa conservação. As peças são uma tela em óleo sobre metal, um leque comemorativo á chegada da Família Real ao Brasil (foto), um retrato de D.João VI, uma xícara sem alça e com pires e uma cadeira do beija mão.

    "A tela não tem autoria conhecida e retrata Napoleão Bonaparte e representantes de Estado. O leque é de 1808 e é ilustrado com o brasão da Família Real e com uma foto da Bahia de Guanabara. O retrato de D. João VI também não tem autoria reconhecida e foi adquirida recentemente pelo Museu. A xícara sem alça segue o estilo oriental, se parecendo com uma tigela. Ela é do século XVIII, celebra o Brasil Reino Unido e foi trazida ao país pela Companhia das Índias. A cadeira do Beija Mão também é do século XVIII e D.João usava para praticar o atendimento ao povo", explica Nancy.

    A exposição "Um novo mundo, um novo império: a corte portuguesa no Brasil" fica aberta ao público até o dia 8 de junho. As peças que pertencem ao Mapro ficam constantemente em exposição no Museu.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.