Tiradentes A gentileza do povo mineiro da cidade hist?rica ? algo, por si s?, animador para quem pretende visitar o local



Fernanda Leonel
Rep?rter
18/11/2005

As namoradeiras na janela se confundem com o povo receptivo da pequena e pacata Tiradentes (MG). Se h? um valor que a cidade pode se orgulhar com certeza ?, entre muitas outras belezas, o sorriso no rosto de quem se acostumou a receber mais de vinte mil turistas por m?s. A gentileza do povo mineiro da cidade hist?rica ? algo, por si s?, animador para quem pretende visitar o local.

Preparada para receber turistas, a cidade cresce em torno da recep??o de pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo. S? de dar uma pequena volta pela principal pra?a da cidade d? para perceber como ? que tamanho, nesse caso, n?o ? documento mesmo. Qualquer bar, qualquer brech?, qualquer lojinha de artesanato, todas s?o adeptas ao cart?o de cr?dito, do welcome ou at?, quem sab,e de um Hola.

Nessa fus?o de velho e novo, materiais da nova arte ajudam os novos artes?os a preparar algo que simbolize o velho. Tiradentes transpira arte! Nessa cidade, vendem-se tapetes, enfeites, bordados, fotos, velas e tudo mais que puder chamar a aten??o do turista. "As pessoas quando viajam valorizam a arte", comentou uma senhora de mais de 80 anos que vende croch? na ruas. Parece que o artesanato, assim como as namoradeiras, ficam mais bonitos nas sacadas dos casar?es da velha nova cidade. H? charme pelas ruas, orat?rios recheados de belas pinturas em qualquer esquina que se v?, por exemplo, comprar uma caixa de f?sforos.

A Antiga Vila S?o Jos?, ali?s, tem mais de 140 pousadas que disputam entre si na hora de mostrar para quem chega o que ? ser um bom mineiro. Tem cama boa, comida boa, tudo na medida que o bolso do fregu?s quer e pode pagar. Assim tamb?m ? com a culin?ria de Tiradentes. Famosa por seu Festival Internacional, que acontece tradicionalmente em agosto, a cidade possui restaurantes e chefs para deixar quem quer que seja com ?gua na boca.

Em janeiro, outra data para marcar na agenda e n?o esquecer. A cidade hist?rica recebe a Mostra de Cinema, que faz andar pedra e ladeira abaixo, grandes nomes do cen?rio audiovisual do Brasil. ? a velha e a nova pel?cula, encenando seus enredos, na cidade onde cada pedra parece ter hist?rias para contar.

Ladeira abaixo... Ladeira acima
A hist?ria da cidade mineira come?ou quando o pequeno arraial de Ponta do Morro foi descoberto pelo paulista Tom? Portes del-Rei como sendo fonte de ouro como nunca se havia visto. Ponto de garimpeiros sonhadores, o arraial foi tomando forma e levantando-se rapidamente devido ?s riquezas do pequeno povoado.

Nas primeiras d?cadas do s?culo XVIII, foram constru?dos os muitos casar?es que hoje s?o fonte de visita??o e tamb?m guardam museus da cidade imperial. No mesmo s?culo, define-se o tra?ado urbano da agora j? Vila de S?o Jos?, que tem como eixo principal a rua que liga a Igreja Matriz de Santo Ant?nio e o Chafariz: as duas grandes riquezas hist?ricas de Tiradentes.

O Chafariz ? considerado um dos mais bonitos de toda hist?ria colonial brasileira pelo tra?os da arte barroca que conserva em cada curva. Na ?poca que o sistema de tratamento de ?gua ainda n?o existia, era nesse local que se buscava todo a ?gua necess?ria para o dia-a-dia de quem vivia em Tiradentes. Reza a lenda, que quem bebe da ?gua do chafariz, volta a Tiradentes breve.

J? a Matriz de Santo Ant?nio possui mais de 700 quilos de outros entalhados entre suas altas portas e altares. ? a mais famosa das muitas igrejas da cidade hist?rica mineira, que s?o verdadeiros monumentos e obras de arte de artistas que viveram naquela ?poca. Visitar Tiradentes ? mesmo lembrar do passado, e do culto ? religi?o oitocentista brasileira.

Lugares bonitos nessa cidade ? que n?o faltam. Em cada esquina, ladeira ou igreja visitada h? beleza barroca, arte restaurada, hist?ria em detalhes. J? vaidosa e cheia de orgulhos, a cidade cuida de cada detalhe para fazer dela alvo f?cil para turistas e amantes das viagens.

Perto da tamb?m hist?rica S?o Jo?o Del Rey, uma passagem por Tiradentes pode valer um pulinho na cidade vizinha. Os ?nibus interurbanos custam menos que um lanche na esquina, sendo que o visitantes ainda tem a op??o de andar na Maria Fuma?a, a velha locomotiva da ?poca do ouro que ainda est? em funcionamento.

Vale lembrar que quem est? com planos para planejar um fim de semana ou f?rias na cidade hist?rica deve ficar atento ao cal?ado que se vai levar na mala. Tiradentes ? uma cidade de muitas ladeiras e muita pedra no ch?o. Um desafio para o salto alto ou para algum cal?ado que n?o se aproxime do t?nis, mas um charme para quem quer conhecer mais sobre o passado do brasileiro.

Leia as mat?rias sobre a nona edi??o da Mostra de Cinema

  • Luzes na cidade hist?rica
  • Homenagens merecidas
  • Celebridades v?o ao cinema