Daniele MilioneDaniele Milione
 17/06/2016

Otites: saiba as causas e como prevenir a doença nos cães

Na coluna deste mês vou falar de um problema muito constante na vida dos pets: as otites.

A otitie é a doença mais comum do canal auditivo externo, e apresenta diversos sinais clínicos: balançar de cabeça, prurido, evidência de auto-traumatismo (escoriações, hematomas e dermatite úmida aguda), corrimento otológico, odor fétido, edema e dor.

A otite se não for tratada de forma correta pode causar muitas dores, além de gerar problemas mais graves, como miíases (larva de moscas), ocasionando sério dano ao conduto auditivo do seu cãozinho ou levar a outras lesões provenientes do prurido (coceira) intenso.

As causas predisponentes da otite externa são:

Fatores anatômicos: orelha longa e pendulosa, condutos auditivos estreitos e pelos excessivos, além de umidade excessiva;

[BANNER RETANGULO]

Fatores iatrogênicos: limpezas inadequadas do conduto, tratamento tópico ou sistêmico inadequado e deixar água cair acidentalmente nos ouvidos do pet ao dar banho;

Doenças obstrutivas: tumores não neoplásicos (pólipos, hiperplasias e cistos) e neoplasias benignas ou malignas;

Os fatores primários da otite externa, ou seja, aqueles que iniciam o processo inflamatório onde o sucesso do tratamento depende da identificação deste processo são doenças alérgicas, como dermatite atópica ou alergia alimentar, hipersensibilidade como dermatite alérgica por contato ou reações alérgicas a medicações tópicas, além de doenças causadas por parasitos.

Portanto, ao banhar seu pet tenha todo o cuidado para que não caia água nos ouvidos. A limpeza dos ouvidos deve ser feita semanalmente com produtos indicados pelo veterinário. Ao cuidar da higiene do seu cão fique atento a qualquer alteração, sendo importante a não demora na identificação do quadro clínico, para que se inicie tão logo o tratamento adequado, por serem patologias extremamente dolorosas. Toda orientação deve ser sempre realizada com um médico veterinário de sua confiança.


Daniele Ferreira Milione é médica Veterinária. Graduada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Pós Graduada pelo Quallitas : (2009 em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais) e Univiçosa (2013 em Cirurgia de Pequenos Animais).

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Otites: saiba as causas e como prevenir a doen?a nos c?es

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!