Saiba os cuidados com os animais de estimação durante as férias
Estamos em um mês super especial: Férias!
Com a chegada delas é importante se atentar para os cuidados básicos com seu animal de estimação.
Antes de viajar, verifique primeiro se a carteira de vacinação está em dia. As vacinas óctupla e antirrábica devem ser feitas anualmente e sempre por um médico veterinário de sua confiança.
Antes de viajar, caso não possa levar seu cão ou gato para o passeio, se informe em relação a hotéis ou deixe com alguém que vá até sua residência para cuidar dele, no mínimo uma vez ao dia. Lembrando que deixar os animais em casa com água e ração e viajar, não pode. Hoje isso é considerado abandono e em algumas situações até maus tratos e o proprietário poderá estar sujeito as penalidades previstas por lei.
Deve-se fazer vermifugação adequada, pois se a viagem que você fará for para litoral, precisará ser administrado um vermífugo específico para verme do coração. O transmissor da doença é um mosquito que se encontra apenas no litoral e arredores.
Certifique-se, também, se ao deixar seu animal em casa, ele estará seguro. Já tive vários casos que os animais morreram por afogamentos acidentais. Se a piscina estiver cheia e o animal cair, ele não conseguirá sair dela sozinho, portanto, se o animal tem acesso a piscina, é importante que o dono mantenha ela coberta com material especifico, caso fique ausente.
Vale lembrar que existem hoje bastante opções de hotéis que aceitam animais junto com seu dono ou oferecem lugares onde o seu pet poderá ficar e tem o livre acesso dos proprietários.
Por último, em casos de viagens de ônibus ou avião sempre é exigido pelas empresas: Carteira de vacinação em dia, atestado de saúde (este emitido pelo médico veterinário de sua confiança) e algumas empresas ainda exigem transportes específicos, além de sedações, mas não deixe para última hora, porque senão eles não seriam "o melhor amigo do homem " e para tal título devem ser tratados com muito carinho, amor, respeito e responsabilidade. Caso você opte por viajar de carro, leve o animal no banco de traz. A guia deverá ser presa ao cinto de segurança e este preso na peitoral. Os cintos e transportes já são comercializadas nas agropecuárias. Eles servirão para manter os cães seguros em caso de acidentes ou paradas bruscas.
Sobre o caso do Manchinha - o caso ocorreu em novembro de 2018, dentro do Carrefour de Osasco (SP), quando um seguranças do hipermercado agrediu com uma barra de ferro o cachorro no local, o que ocasionou a morte do animal por hemorragia; não posso deixar de manifestar tamanho repúdio ao ato ocorrido... " Ninguém é obrigado a amar os animais mas todos tem o dever de respeitá-los". Espero que o ato tão criminoso não fique em pune
Tenham todos uma boa viagem e aproveitem bem suas férias. Um Feliz 2019 aos leitores desta coluna!
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!