Conheça e entenda melhor os sinais do seu cachorro
Assim como os humanos, os cães têm suas formas de comunicação. Mas como não falam, procuram desenvolver outras maneiras de se comunicar
*Colaboração
28/04/2018
Para aqueles que têm cachorros em casa como bichos de estimação, algumas dúvidas são bem frequentes. Uma delas é: "quando o cachorro late, o que ele está querendo dizer?". Assim como os humanos, os cães têm suas formas de comunicação. Mas como não falam, procuram desenvolver outras maneiras de se comunicar. Para falar sobre o assunto, a ACESSA.com conversou com a veterinária Mirian Dias, que esclarece sobre os mitos e verdades:
1- O que o latido do cachorro significa:
"O latido do cão, como muitas pessoas pensam, não representam apenas coisas ruins ou desagradáveis. Assim como nós humanos, eles também sentem motivos de alegria, euforia e felicidade. Se o dono for uma pessoa muito agarrada ao animal, quando ele sair de casa, o cachorro poderá latir por não querer ficar longe, justamente por terem um contato muito grande. Quando o animal escuta o latido de outro, ele, em uma tentativa de querer interagir, responderá com outro latido. Às vezes, quando o cão escuta algo estranho, que ele não está acostumado, ou até mesmo quando vê alguma coisa, ele poderá se assustar e, por isso, latir. Uma coisa muito comum entre eles, é quando querem chamar a atenção de alguém, ou quando querem avisar que viu algo diferente, eles latem."
2- Quando o cachorro deita de barriga para cima, o que isso quer dizer?
"Esse gesto pode significar que ele está feliz com a presença da pessoa ali e demonstra uma maneira de querer receber um carinho. Além disso, mostra que ele tem total confiança na pessoa ou apenas quer agradar alguém."
3- O movimento do rabo dos cachorros pode significar algo?
"Sim. Quando o rabo está para cima e reto, quer dizer que ele está em alerta. O "rabo entre as pernas" mostra uma submissão. Quando o dono, ou uma pessoa que o animal gosta muito chega em casa, e o rabo não parar de se mexer, demonstra que ele ficou feliz com a presença da pessoa."
4- Lambidas incomuns
"Essa é uma outra maneira de demonstrar amor à pessoa. Mas em outros casos, quando ele lambe diversas vezes a pata, pode significar estresse e até mesmo causar ferimentos posteriores. Nesses casos, deve-se evitar a lambedura e sempre procurar imediatamente um veterinário."
5- Como saber se o animal está triste?
"Um dos sintomas mais comuns é quando ele começa a querer se esconder atrás de sofás, por exemplo, ou debaixo das camas. Ou quando o cachorro fica muito ativo e enérgico, mais do que o normal, também pode significar que ele está passando por um momento complicado. Outro sintoma, é quando ele dorme por muito mais tempo, mais do que já está acostumado, ou quando permanece o dia todo deitado. Quando eles estão muito ansiosos, mostram gestos de ansiedade e inquietude."
6- O banho do animal pode ser feito com os mesmos xampus e sabonetes do humano?
"Não. Os produtos a serem usados nos animais devem ser apropriados a eles, até mesmo para evitar possíveis reações alérgicas."
7- Tom de voz das pessoas
"O cachorro pode sim reconhecer o que o dono está falando com ele. Por exemplo, quando quer dar alguma bronca, o tom da voz é grosso e mais alto e o cão entende isso."
8- Necessidades fora do lugar certo
"Quando o cachorro faz as necessidades dele fora do lugar certo, ou que está acostumado, pode mostrar estresse, ansiedade ou até mesmo questões higiênicas. Por exemplo, se o local estiver sujo, muito provável que ele procure outro lugar para as suas necessidades."
*Gláucia Simas é Estudante do 7º período de jornalismo do CES
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!