Gerson Guedes

14/10/98

O artista pl?stico Gerson Esteves Guedes nasceu em Juiz de Fora, em 28 de outubro de 1957. A cidade tem abrigado in?meras exposi?es do pintor, desde 1979. As mostras se multiplicam pelas cidades mineiras, tendo exposto tamb?m nas principais capitais do pa?s e em Lapaz, na Bol?via.

O patrim?nio cultural de Juiz de Fora sempre foi tema nas pinturas de Gerson. Seus trabalhos expressam simplicidade, atrav?s de forma?es geogr?ficas, e a textura das mesas de fazenda, envelhecidas e r?sticas, utilizando tinta acr?lica sobre madeira. Seu talento vem sendo ensinado a novas gera?es: Gerson ? tamb?m professor de Hist?ria das Artes, Desenho e Educa??o Art?stica.

Entre suas exposi?es, destaca-se ?Cartas de Minas?, que faz uma leitura da cultura mineira atrav?s de cartas de moradores de pequenas cidades por onde passava o pintor. ?Sigo a linha da mineirice e retrato Minas atrav?s da Zona da Mata?, explica. Gerson Guedes define sua obra como uma colcha de retalhos, que exp?e em partes a alma da regi?o, resgatando cenas tipicamente das Gerais.