Mesas redondas para o seu ambiente

Por

Mesas redondas para o seu ambiente
Luiz Henrique Duarte 21/08/2015

Mesas redondas para o seu ambiente

Através do tamanho dos espaços contemporâneos, é que optamos para escolher o mobiliário adequado. Sempre pensamos entre uma mesa redonda ou de outro formato, com a finalidade de estabelecer conforto, praticidade e deixar o ambiente com uma sensação mais ampla. Mas afinal, uma mesa redonda ocupa espaço? Independente desta questão, acho as mesas circulares elegantes, funcionais e muito charmosas. Tudo depende de ideias, da metragem do seu ambiente e do gosto pessoal.

Mesa Redonda

Gosto não é discutido. As mesas redondas, transmitem personalidade e ousadia dentro do espaço, promovem um clima contemporâneo e original. Ajudam a quebrar o "mito" do "certo ou errado" e privilegiam à circulação das pessoas, argumentam através das sensações sensoriais de que o ambiente é maior.

Mesa de Jantar

As necessidades diárias, para o uso de sua mesa de jantar, é que ditará sua escolha. Para fazer à opção correta, entre uma retangular, quadrada ou redonda dependerá da finalidade para qual será usada.

Dicas

As "mesas redondas", são indicadas para refeições, jogos, hobbies, em espaços médios e compactos. Este tipo de mesa é usada para todos os tipos de decoração. Mesas redondas deixam as pessoas mais próximas.

Design

A principal diferença entre mesas "quadradas" e "redondas", é o design da base, aquela estrutura que serve para apoiar o "tampo". As redondas, apresentam um apoio único, uma estrutura singular, semelhante a um pedestal, que sustentará todo o peso.

Dicas: Esta "base"ou "estrutura" é ótima para acomodar as pessoas, pois impedem que nosso corpo esbarre os joelhos, como em uma mesa quadrada por exemplo, causando desconforto. Com a "estrutura" central, várias pessoas poderão ser acomodadas ao redor, com conforto. As formas da "base" ou "estrutura" das mesas redondas, variam de acordo com o design, material utilizado, e o acabamento.

Tipos e Espécies

As mesas redondas são indicadas principalmente para espaços menores, ou para dar um "charme" à mais na sala. Elas são versáteis, diferentes, podem ser coloridas, de madeira, laca, vidro, ou até reaproveitada de qualquer tipo de material. Além de serem democráticas, apresentam os designs variados, sugestivos. Agregam à multifuncionalidade, e são verdadeiramente usadas em qualquer tipo de lugar.

Dicas

Se seu imóvel segue um estilo despojado, sua mesa redonda seguirá a mesma linha, proporcionando unidade na decoração. As mesas de madeira de demolição estão sempre entre as opções clássicas. Mesas com "tampo de vidro" não são indicadas para quem possui crianças. Os acabamentos em laca, seguindo a sua "paleta de cores", deixarão seu ambiente personalizado e muito sofisticado.

Onde Colocar

Atualmente, a maior parte das residências, tem os dois ambientes da sala integrados, estar e jantar. A mesa redonda, poderá ser posicionada no centro ou canto do ambiente, dependendo do tamanho do seu espaço. Crie um projeto diferente, faça uma análise e possibilidades de layout.

Dicas

Um "pendente", poderá ser colocado sobre a mesa, criando um "it" para seu espaço. Opte por uma luminária que combine com o estilo da mesa. Você poderá colocar uma das paredes com uma cor diferente, maravilhosa, promovendo uma super valorização de todo o seu ambiente.

Lugares

Uma mesa redonda, como qualquer outra, nunca deverá ser pensada somente para os moradores que habitam a casa. Você deverá pensar nas pessoas que estarão com você, quem recebe, amigos, família, visitantes. Claro e lógico, que se o espaço além de compacto, ainda for minúsculo, desconsidere.

Dicas

Para um casal, o ideal é ter uma mesa redonda de quatro lugares. Uma família com quatro pessoas, necessita de uma mesa com seis lugares. Solteiros necessitam de uma mesa com dois lugares.

Cadeiras

Você que pensa em ter ou já possui uma mesa redonda, tenha como sugestão, as cadeiras sem braços, pois ocupam menos espaço ao redor da mesa. Outra sugestão, o encosto deverá ser baixo ou normal, nada de espaldar alto, comprometem o ambiente com a sensação de estar "apertado".

Dicas

Você poderá colocar cada cadeira de uma cor ou de design diferentes, porém com plena e total harmonia. Texturas e materiais poderão ser misturados, com cautela. Acrílico, madeira, policarbonato, ferro, estão entre as opções.

Circulação

O ideal, é que tenha um espaço de 1m entre as paredes e as mesas. Nada adiantará em escolher uma mesa redonda com um diâmetro maior e o espaço ficar comprometido. Em uma mesa com o diâmetro de 1,40 deixe um espaço de 10,20 cm entre as cadeiras. Lembre-se do conforto para os usuários e a ergonomia.

Nota

As mesas redondas, podem fazer parte de nossas casas, gerando um diferencial e uma harmonia em qualquer ambiente. Não existe o certo ou o errado, na minha opinião, respeitando as dimensões do seu ambiente, analisando as funções de uso e o seu gosto pessoal, qualquer espaço ficará radiante com uma bela mesa circular. Use e abuse, afinal as soluções são para serem seguidas!

As fotos abaixo ilustram ambientes diversos com mesas redondas!

Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.