Lan?amento do JF Service deixa juizforanos admirados

Luciana Mendon?a Rep?rter

Admira??o ? a melhor palavra para caracterizar a rea??o das pessoas ao tomarem conhecimento do que ? o JFService e das formas como este novo servi?o pode beneficiar o juizforano. Antes mesmo do lan?amento do site no ar, que aconteceu no dia 26 de maio, os jornais "Tribuna de Minas" e "Hoje em Dia", al?m da Rede Globo de Televis?o, no programa MG TV regional, divulgaram com destaque o grande presente que Juiz de Fora est? recebendo, que ? o JFService.

Na noite de lan?amento, durante a cerim?nia na C?mara Municipal de Juiz de Fora, autoridades pol?ticas, empres?rios e jornalistas compareceram interessados em conhecer melhor o projeto. Durante a apresenta??o, o diretor da Artnet, M?rcio Guimar?es de Faria, fez quest?o de enfatizar o car?ter inovador do trabalho, dizendo n?o haver nenhum site no mundo com as caracter?sticas interativas do JFService e dispon?veis de forma inteligente para a popula??o local. M?rcio afirmou ainda que, a partir de agora, o JFService tende a crescer rapidamente, diversificando as ofertas de servi?os e aumentando as possibilidades de participa??o de investidores e usu?rios.

Discursaram tamb?m, durante a cerim?nia de lan?amento do JFService, o presidente da C?mara, Eduardo Jos? Lima de Freitas e o Secret?rio Municipal de Desenvolvimento Econ?mico, Jo?o Carlos V?tor Garcia, que falou em nome do Prefeito Municipal Tarc?sio Delgado. Eduardo de Freitas ressaltou o modelo pioneiro da Artnet, que interessa a todo e qualquer investidor. O presidente da C?mara se disse surpreso com um servi?o de tal relev?ncia e gratuito. Segundo ele, "a Artnet d? um passo importante para a qualidade de vida da cidade", e disse ainda que a C?mara est? voltando a fazer um pouco de hist?ria, ao estabelecer esta parceria com a Artnet.

Jo?o Carlos Garcia afirmou que Juiz de Fora, confirma o talento de ofertar servi?os de alta qualidade atrav?s do JFService. "Mais do que um simples site, o JFService vai estar inserido na vida da cidade", completou o secret?rio.

Para a concretiza??o do projeto JFService, desde o final de 1997, uma equipe de 20 profissionais das ?reas de inform?tica, jornalismo, programa??o em HTML e em Java, designer, e administra??o de empresas trabalha na Artnet para a cria??o deste newsite. Os primeiros resultados est?o on line (em http://www.acessa.com), para consulta de todos os interessados. A proposta, entretanto, ? bem mais ampla e prev? para o pr?ximo m?s, por exemplo, a colabora??o de juizforanos nos cadernos e se?es, enviando artigos, cr?nicas, notas e cr?ticas sobre os mais variados assuntos.

O conte?do inicial da p?gina foi, em grande parte, retirado da pr?pria Rede, em diversos endere?os eletr?nicos, como forma de mostrar a que se prop?em as se?es de cada p?gina. Entretanto, a tend?ncia ? a de que este conte?do seja rapidamente substitu?do por textos produzidos por jornalistas e colaboradores juizforanos, acentuando a valoriza??o das potencialidades locais.

A atualiza??o mensal e, em algumas p?ginas, semanal e at? mesmo di?ria, dever? garantir dinamismo ao projeto. A Artnet reserva novas surpresas para os pr?ximos meses e j? adianta uma delas, que ser? a disponibiliza??o de salas de chat, com canais de bate-papo para cada caderno do site.

Saiba mais sobre o JF Service lendo um trecho do Press Release da Artnet.

JF SERVICE - O NEWSITE

Texto correspondente ao PRESS RELEASE, da Artnet

Em Paris voc? tem um site onde ? poss?vel encontrar informa?es sobre museus, restaurantes, vida noturna, hot?is e servi?os variados. Atrav?s da Internet voc? vai ? Alemanha e num ?nico guia fica por dentro do sistema de transporte terrestre da cidade de Berlim. As cidades americanas de Austin, Indian Springs, Las Vegas e outras tamb?m est?o em um site com mapas urbanos e at? informa?es sobre a meteorologia. Em S?o Paulo, um site ? capaz de oferecer ao usu?rio todas as dicas de cultura, lazer, informa?es hist?ricas sobre a cidade e at? mapa de algumas ruas do centro. No Rio de Janeiro, aqueles que n?o t?m tempo para ir ao supermercado, podem fazer suas compras via Internet com a facilidade de receb?-las em casa. Em Juiz de Fora, tudo isso tamb?m ? poss?vel , mas com uma novidade: de maneira muito mais inteligente. ? O JF SERVICE - Um newsite de endere?os, servi?os, neg?cios, lazer e cultura onde as informa?es interagem e est?o interligadas a um mapa detalhado e completo da cidade e organizadas em temas de interesse do usu?rio.

"A Grande Sacada"

A Internet trouxe o processo de globaliza??o para o dia-a-dia de empresas, fam?lias e cidad?os comuns. As diferen?as entre o pequeno e o grande, como as fronteiras entre na?es, as rela?es entre as pessoas ou entre o real e o virtual, mais que do nunca, s?o conceitos cada vez menos precisos. Com uma simples opera??o no teclado ou mouse de um computador, os usu?rios da Internet emergem num mundo virtual que iguala as oportunidades e experi?ncias para tudo e para todos. Neste contexto, t?o promissor quanto arriscado, somente com o destaque das singularidades e particularidades ? poss?vel vencer na globaliza??o e explorar adequadamente suas potencialidades. O JF SERVICE faz isso! Atrav?s desse newsite, Juiz de Fora est? inserido no planeta de uma forma especial: o servi?o mostra os valores locais, tratando e privilegiando o cotidiano da cidade. ? uma forma inovadora de colocar o usu?rio diante do mundo. Ele tem acesso ao todo, mas consegue se localizar dentro do seu pr?prio espa?o - pensando globalmente e agindo localmente. O usu?rio deixa o simples papel de espectador e passa a ser parceiro do processo, dando realidade ao virtual, trocando o est?tico pelo din?mico.

Refer?ncias de OLDSITES
O NEWSITE:



C?mara Municipal oferece acesso p?blico ? Internet Computador ligado ? Rede Internet est? dispon?vel ? popula??o
de Juiz de Fora no sagu?o principal da C?mara

Luciana Mendon?a Rep?rter

Uma id?ia inusitada em Juiz de Fora promete retomar o discurso da democratiza??o da comunica??o: um micro computador ligado 24 horas ? Internet e ao JF Service est? instalado ? disposi??o da popula??o juizforana no balc?o de atendimento da C?mara Municipal de Juiz de Fora. A iniciativa ? do presidente, Eduardo Jos? Lima de Freitas, que se mostrou interessado no projeto da Artnet de permitir o acesso de todos ? Rede.

A instala??o do computador na C?mara coincide com o lan?amento do JF Service, o newsite de servi?os e informa?es da Artnet, que pretende ampliar o uso pr?tico e local da Rede Mundial de Comunica??o. A Internet, at? agora, tem sido um meio de comunica??o de uso restrito. Em Juiz de Fora, estima-se que 6 mil computadores estejam conectados. O n?mero de usu?rios tem aumentado "exponencialmente", mas ainda representa pouco mais de 1% da popula??o, estimada em 424 mil habitantes. A proposta de permitir acesso p?blico ? Internet ?, portanto, algo que pode mudar a atual impress?o elitista que este meio causa nas pessoas.

Para tornar poss?vel este projeto, a C?mara ter? um funcion?rio treinado pela Artnet para auxiliar a popula??o no manuseio da m?quina. O atendimento ao p?blico est? previsto para come?ar na ?ltima semana de maio. Os organizadores calculam que o servi?o ir? despertar a curiosidade e a admira??o de muitos que ainda n?o tiveram contato direto com computadores e muito menos com a Internet.




Juiz de Fora Hoje - Desenvolvimento

Atenta ?s exig?ncias do novo mil?nio, Juiz de Fora come?a a ser novamente chamada de "Manchester Mineira", como aconteceu no passado. A retomada do crescimento, atribu?da, basicamente, ? chegada da Mercedes-Benz, tem sido o principal assunto da cidade. Desde que confirmada a constru??o da f?brica, em abril de 1996, muitos investidores nacionais e internacionais passaram a ver Juiz de fora com outros olhos. A cidade atraiu, por exemplo, a instala??o de seu primeiro hipermercado, o Carrefour. Entre as raz?es para a escolha da cidade, apontadas pela dire??o da Daimler-Chrysler (novo nome da empresa, ap?s a fus?o com a Chrysler), destacam-se a infra-estrutura, m?o-de-obra qualificada e proximidade dos mercados consumidores.


Classe A, o primeiro carro da Daimler-Chrysler no Brasil,
resultado de um investimento de U$820 milh?es na f?brica de Juiz de Fora