Eu quero ter um milh?o de amigos

Rep?rter: Emilene Campos
28/07/99


Para atingir a meta de um milh?o de amigos, as Aldeias SOS est?o lan?ando uma campanha nacional. O objetivo ? divulgar o trabalho e conquistar novos colaboradores para os projetos desenvolvidos pela institui??o. ? muito f?cil ser amigo da Aldeia SOS. Basta ligar para o telefone 0800-160633 e oferecer qualquer tipo de ajuda, seja doa??o de alimentos, de roupas, m?veis ou qualquer quantia em dinheiro.


Estes recursos s?o necess?rios para manter em funcionamento o trabalho social que ? realizado nestes locais. Crian?as ?rf?s e abandonadas s?o assistidas dentro de uma estrutura familiar, que inclui desde refei?es em hor?rios regulares at? forma??o moral. O desenvolvimento desta obra ? garantido pelas "m?es sociais". Cada uma das agentes cuida de nove crian?as em uma das 10 casas que comp?em a aldeia. A dedica??o ? integral e quem adota essa profiss?o (j? reconhecida por lei) tem que saber mais do que cuidar de crian?as. "Tem que ter dom", enfatiza Rosa Muga, Assistente de Comunica??o da Aldeia de Juiz de Fora.


Em Juiz de Fora, a Aldeia SOS existe h? 15 anos. Hoje, 83 meninos e meninas residem nas casas-lares, localizadas no Bairro Grama. Ao completarem 15 anos, os garotos v?o para Casa de Jovem, situada no Bairro S?o Mateus. L?, cerca de dez jovens se preparam para o mercado de trabalho. Por estar mais pr?ximo do Centro, eles fazem cursos profissionalizantes e alguns at? j? ensaiam os primeiros passos na vida profissional. As adolescentes tamb?m recebem esse tipo de orienta??o, mas dentro da pr?pria aldeia. A integra??o ? necess?ria, j? que todos, ao fazerem 18 anos, devem ceder espa?o ?s crian?as que necessitam de apoio. A Aldeia de Juiz de Fora j? encaminhou 40 jovens, mas o v?nculo com a m?es, irm?os e pai (diretor da Associa??o) sociais permanece, garante a Assistente de Comunica??o da Aldeia de Juiz de Fora.

Quem quiser visitar a Aldeia de Juiz de Fora antes de colaborar, o endere?o ?:
Av. Juiz de Fora, 667 - Grama - Juiz de Fora - MG
Telefone: (032) 224-7240
Telefax: (032) 224-7303
E-mail: aldeiassosjf@artnet.com.br

O Provedor de Acesso ? Internet, Artnet, j? ? um dos amigos das Aldeias SOS. A empresa vai destinar 50% do valor das inscri?es de novos clientes durante o m?s de agosto para Aldeia SOS de Juiz de Fora. ? a segunda vez que o provedor participa de campanhas deste g?nero. Em mar?o deste ano, a beneficiada foi a Associa??o dos Cegos. ?Foi importante, porque os novos usu?rios receberam um comunicado da doa??o diretamente da institui??o e alguns entraram em contato para se tornarem s?cios contribuintes?, informa Patr?cia Guimar?es de Faria, uma das diretoras da Artnet.

A hist?ria tem origem no p?s-guerra
Mais de 130 pa?ses j? aderiram a esta filosofia de trabalho que surgiu na ?ustria, em 1949, em decorr?ncia da Segunda Guerra Mundial. O pedagogo Hermann Gmeiner decidiu criar fam?lias sociais, para unir crian?as ?rf?s a fam?lias que haviam perdido seus filhos, dando-lhes a oportunidade de formar um novo lar. A id?ia de Gmeiner se propagou pelo mundo e sofreu adapta?es de acordo com a realidade de cada local. No Brasil, as aldeias foram implantadas em 1967 e as crian?as assistidas s?o, geralmente, ?rf?os e menores abandonados. Atualmente, 3100 crian?as s?o beneficiadas por este trabalho social em dez estados brasileiros.


Você colabora com alguma instituição de caridade de Juiz de Fora?
      Sim
      Não
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do JF Service.