Profiss?o: Advogado

Fa?a certo, fa?a Direito

12/07/99

Voc? pretende fazer vestibular para Direito em Juiz de Fora?
Ent?o saiba como funcionam os cursos de Direito da UFJF e do Instituto
Vianna J?nior, as profiss?es que o estudante de direito pode
seguir depois de formado, como anda o mercado de trabalho
e a opini?o de estudantes sobre o curso.

O curso de Direito da UFJF, no Campus, funciona no turno da manh?. S?o oferecidas 80 vagas, sendo 40 para o primeiro semestre e 40 para o segundo, mas est? prevista, para o in?cio do ano 2000, a implanta??o de um curso noturno que ter? o acr?scimo de 10 vagas em cada semestre. O corpo docente possui 36 professores e ? composto, al?m de advogados, por ju?zes, promotores e procuradores.

Durante a forma??o do aluno, as disciplinas se dividem basicamente em duas vertentes: Direito P?blico e Direito Privado. O Direito P?blico abrange os ramos do Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Financeiro, Direito Internacional, Direito Penal, Direito Processual e Direito do Trabalho. J? o Direito Privado se subdivide em Direito Civil e Direito Comercial.

O curso tem aulas te?ricas e pr?ticas, com realiza??o de exerc?cios e atividades em casos reais. Quanto ao est?gio, existe o de pr?tica forense, do Escrit?rio-Escola, al?m de conv?nios com o munic?pio e o estado, que oferecem aos alunos est?gios remunerados em ?rg?os da administra??o p?blica (como Ipplan, Funalfa, Secretaria de Neg?cios Jur?dicos, Procon e Minist?rio P?blico). "N?o ? necess?rio esperar o curso terminar para fazermos est?gio. A partir do 7? per?odo, ele se torna obrigat?rio e ? feito no Escrit?rio-Escola, sob a supervis?o dos professores da faculdade", explica Gustavo Magalh?es, representante do Diret?rio Acad?mico do Direito.

Existem diferentes tipos de profiss?es a serem seguidas a partir do curso. O profissional formado ? o bacharel em Direito, que estar? apto a se habilitar ao exerc?cio da advocacia privada e ao ingresso nas carreiras jur?dicas do servi?o p?blico, logo depois de fazer a prova da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - para poder trabalhar. As ?reas de atua??o s?o as seguintes: Magist?rio Superior, Justi?a Estadual, Federal, do Trabalho e Militar, Defensoria P?blica, Procuradorias Municipais e Estaduais e Advocacia Geral da Uni?o.

O profissional pode atuar como advogado, juiz, promotor de justi?a, defensor p?blico, delegado de pol?cia. ? um campo de atua??o bastante amplo e tem o seu mercado, porque gera estabilidade. "Embora tenha ocorrido uma reforma do judici?rio, a estabilidade do servidor p?blico ainda ? mais confi?vel do que a da ?rea privada", diz M?nica Barbosa, advogada e coordenadora do curso de Direito.

O mercado de trabalho est? exigindo um profissional cada vez mais especializado. O curso de Direito oferece a p?s-gradua??o Lato Sensu em Direito Constitucional, mas uma segunda turma est? para ser articulada, j? que a primeira se formou h? pouco tempo. "Cada um vai se especializar em determinado campo da ci?ncia jur?dica. No que lhe ? mais conveniente", explica a coordenadora do curso.

A faculdade de Direito da UFJF tem obtido conceito "A" nos tr?s ?ltimos anos do Exame Nacional de Cursos. "Al?m do prov?o, existe uma avalia??o do MEC diretamente dentro da institui??o. Uma comiss?o veio verificar as condi?es do curso, bibliotecas, professores, entre outros itens. "Pela avalia??o dos observadores, nosso curso est? bem, vamos receber uma boa conceitua??o", complementa a coordenadora.

A outra Faculdade de Direito de Juiz de Fora funciona no Instituto Vianna J?nior, na Av. dos Andradas, 415 - Centro. Embora seja uma institui??o particular de ensino, oferece para os alunos carentes o Plano de Bolsas de Estudos, no qual o estudante, atrav?s da participa??o em monitorias, esportes e no Coral, consegue descontos nas mensalidades. L? o acesso ao curso se d? tamb?m pelo vestibular. Atualmente s?o 300 vagas divididas em dois turnos - 180 para a turma da manh? e 120 para a noite. A partir do 4? ano, o aluno come?a a aplicar na pr?tica aquilo que aprendeu em sala de aula. Para isso acontecer, a faculdade estabelece conv?nios com o F?rum e outras institui?es do ramo.

Hoje, o Vianna J?nior conta com o curso de p?s-gradua??o para a especializa??o e pretende implantar os cursos de Mestrado e Doutorado. "Queremos evoluir de acordo com as determina?es do MEC e, principalmente, atender ? demanda mercadol?gica preparando nossos alunos para carreiras p?blicas", disse o Diretor , Michael Bechara.

Pelas trilhas do concurso

Para F?bio Furtado Campos Ara?jo, 21 anos, estudante do 7? per?odo no Vianna J?nior, a escolha pelo curso de Direito surgiu das grandes possibilidades de emprego que a profiss?o oferece. J? em contato com a pr?tica do dia-a dia, F?bio se divide em aulas na parte da manh? e o est?gio na Procuradoria Regional da Fazenda Estadual na parte da tarde, onde trabalha com processos tribut?rios e execu??o fiscal. "O est?gio ? muito bom porque a gente v? coisas novas, afirma o estudante, F?bio Furtado. Por se identificar mais com a ?rea penal, F?bio pretende seguir a carreira de Delegado da Pol?cia Federal. Para conseguir o posto, ele pretende fazer um curso preparat?rio espec?fico para passar no concurso p?blico.

Assim aconteceu com o promotor e professor da UFJF, Jo?o Bosco Gon?alves, depois de estudar quatro anos na faculdade. Jo?o Bosco teve que se preparar mais um ano para fazer concurso para promotoria de Juiz de Fora. Hoje atribulado com a preocupa??o em ser sempre justo, o promotor de Fal?ncias e Concordatas e Registros P?blicos analisa cerca de 12 processos por dia, faz pareceres e pesquisas. " ? o concurso p?blico na ?rea de Direito que mais oferece vagas porque falta preparo dos candidatos " denuncia o promotor Jo?o Bosco e conclui que a sociedade brasileira est? precisando de justi?a r?pida e igualit?ria.

O peso da lei

Cynthia Fonseca se levanta todos os dias ?s 7 horas e vai pra aula. Nada de incomum se n?o tivesse que carregar, nada mais, nada menos, que cerca de 2,5kg de material escolar. Os c?digos e a Constitui??o Federal que ela carrega s?o respons?veis por incans?veis reclama?es. "Quase todos os dias tenho que lev?-los. Quando n?o ? o C?digo Civil ? o C?digo Penal.

Algumas editoras est?o diminuindo-os e publicando em mini-vers?es, como um dicion?rio, mas a maioria ainda pesa muito e dificulta a locomo??o", reclama Cynthia. "Fora esse inconveniente, estudar direito ? muito gratificante. Acho muito bom. Nos oferece uma vis?o ampla da cultura e da sociedade. N?o posso resumir o que ? o perfil do aluno de direito. Ter bom senso ? primordial para quem deseja ser um advogado. ? aliar os conhecimentos jur?dicos com os conhecimentos da vida, saber adaptar o direito ? realidade de hoje. Claro que existem leis que est?o ultrapassadas, mas a justi?a est? muito acima das leis", conclui Cynthia, que est? no ?ltimo ano da faculdade.

"INDUBIO PRO REU" quer dizer: Em caso de d?vida absolva o r?u; ? mais justo um culpado solto, do que um inocente preso.

"Procurar sempre combater a injusti?a e tentar ser justo sempre". Essa ? uma das preocupa?es do estudante do 5? per?odo de Direito da UFJF, Tiago Rodrigues Barbosa. Ele acredita que um bom profissional, al?m de se dedicar ao m?ximo ao que faz, deve ler bastante sobre tudo, enfim, deve ter cultura geral.

A possibilidade de entrar em contato com a arte da ret?rica despertou em Tiago a voca??o para a advocacia. Hoje, com 20 anos, ele faz est?gio em um escrit?rio na ?rea de direito civil e se v? novo para o mercado de trabalho, por isso, quando se formar, (22 anos) pretende fazer o curso de Mestrado para se especializar e ampliar seus conhecimentos. Ao falar sobre a Reforma do Judici?rio, o estudante acha necess?rio que ela aconte?a; "assim a justi?a deixa de ser manipulada por um grupo pequeno, tendo a possibilidade de ser gerida melhor".

Colabora??o: Marina Domingos e Raquel Chrispim
Estudantes do 6? per?odo
da faculdade de Comunica??o Social da UFJF