José Limar de Oliveira deixa legado para médicos e para outros profissionais da área da saúde de Juiz de Fora

Por

Segunda-feira, 16 de mar?o de 2009, atualizada ?s 12h30

Jos? Limar de Oliveira deixa legado para m?dicos e para outros profissionais da ?rea da sa?de de Juiz de Fora


Da Reda??o

O cirurgi?o e diretor cl?nico da Santa Casa de Miseric?rdia de Juiz de Fora, Jos? Limar de Oliveira, 70 anos, foi sepultado no ?ltimo domingo, dia 15, no Cemit?rio Parque da Saudade. O m?dico estava internado h? duas semanas em tratamento contra um c?ncer do sistema digestivo e faleceu devido ?s complica?es da doen?a.

Jos? Limar nasceu em Bias Fortes (MG) e veio para Juiz de Fora na d?cada de 50. Cursou Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e teve a vida dedicada ? sa?de. H? dez anos, ocupava o cargo de diretor cl?nico da Santa Casa de Miseric?rdia de Juiz de Fora, sendo respons?vel por mais de mil interna?es, 1,3 mil cirurgias mensais e 67.992 atendimentos ambulatoriais por ano.

O m?dico tamb?m construiu carreira como docente na UFJF, na disciplina de cirurgia do aparelho digestivo. Foi diretor da Faculdade de Medicina, per?odo no qual o curr?culo foi reformado, com a implanta??o da disciplina Medicina de Urg?ncia, em conv?nio com o Pronto Socorro Municipal. Com Jos? Limar ? frente da Faculdade, foi criado o Departamento de Enfermagem, que viria a se transformar em faculdade. Seu nome ainda est? vinculado ? cria??o da Resid?ncia M?dica do ent?o Hospital Escola e da Santa Casa de Miseric?rdia de Juiz de Fora.

Como Pr?-Reitor de Assuntos Comunit?rios, Jos? Limar criou o projeto A??o em Medicina Comunit?ria em parceria com as faculdades de Medicina, Farm?cia e Bioqu?mica, Enfermagem e Comunica??o, dentre outras. Era o in?cio do hoje denominado Programa Sa?de da Fam?lia (PSF).

Os interesses da classe e a ?tica profissional foram por ele defendidos como vice-presidente e secret?rio-geral da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, organizando congressos de repercuss?o nacional. Na ?poca, o Sindicato dos M?dicos ainda n?o havia sido criado. Ele deixou esposa, Angela Bandeira, e duas filhas.

A Santa Casa de Miseric?rdia pretende lan?ar edital de ocupa??o do cargo ainda nesta semana.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes