PISM - UFJF

Programa de Ingresso Seletivo Misto
da Universidade Federal de Juiz de Fora

M?DULO I
Roteiro de corre??o do dia 19/12/2000
L?ngua Portuguesa e Literaturas

As referências a seguir constituem mera orientação para as respostas.
Os critérios a serem adotados para a correção serão definidos após avaliação de uma amostra das provas respondidas pelos candidatos.

Questão 1:

Espera-se que o texto construído apresente informações que respondam às perguntas: quem se envolveu no acontecimento?, o que aconteceu?, onde?, quando?, como?, por quê?, à maneira do exemplo abaixo:

ABELHAS PROVOCAM SUSTO NA SÃO JOÃO

Ontem, na rua São João, centro da cidade, o comércio teve que baixar as portas devido a um ataque de abelhas, acontecido por volta das 16 horas. Grande parte dos insetos escondeu-se na luminária externa da loja onde funciona o Mercado São João. Walter Borges Sobrinho, um dos funcionários do estabelecimento, percebendo o que ocorria, contactou o apicultor Agostinho Beethoven e o Corpo de Bombeiros para a captura das abelhas.

Apesar do susto, a operação foi eficiente e precisa. Muitos curiosos acompanharam de perto a ação.

(O título sugerido pode ser substituído por qualquer outro apropriado à notícia; ou pode não ser apresentado, uma vez que o aluno pode valer-se do título disponível na reportagem como o título de sua própria notícia.)

Questão 2:

  1. A palavra linha está sendo usada, no texto, com o sentido de linha de produtos, coleção ( "Imagine uma linha que não pára de crescer"; "Para a criançada, linhas de lápis e canetas.") e com o sentido de direção correta, caminho certo ( "Até para quem às vezes sai da linha").
  2. (Alguns leitores podem também atribuir o sentido de espaço da folha, linha de caderno, ao exemplo "Até para quem às vezes sai da linha"; outros leitores podem, através da observação da imagem da propaganda, identificar um terceiro uso para a palavra linha, relacionando-a a barbante).

  3. A relação de sentido estabelecida pelo conector para, na frase, é de finalidade ( pode ser substituída por a fim de, com o objetivo de, etc., ou qualquer outra palavra ou expressão que indique para que serve/ para que é usado o barbante.)

Questão 3:

No texto de Gonçalves Dias, o amor é idealizado, projetado no nível do sublime, não se confundindo com o mero prazer físico ( "Amor é vida; é ter constantemente/ Alma, sentidos, coração ? abertos/ Ao grande, ao belo; é ser capaz d?extremos,/ d?altas virtudes, té capaz de crimes!/ Compr?ender o infinito, a imensidade/ E a natureza e Deus (...)".

No texto de Manuel Bandeira, o amor só existe enquanto relação física ( "Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo./ Porque os corpos se entendem, mas as almas não.). O amor espiritual só pode se realizar em esferas fora do alcance humano ( "A alma é que estraga o amor./ Só em Deus ela pode encontrar satisfação./ Não noutra alma./ Só em Deus ? ou fora do mundo).

(Outras informações podem ser acrescentadas para definir a concepção de amor nos dois poemas: no poema de Gonçalves Dias, o amor sublime pode provocar sensações de tal modo extremadas, que conduzam à morte aquele que ama; já no de Manuel Bandeira, a relação amor/felicidade dispensa o comprometimento da alma).

Questão 4:

Em Vidas Secas, Fabiano é um nordestino que, expulso da terra pela seca, inicia sua jornada de retirante, guiando a família ? Sinha Vitória, os meninos, a cadela Baleia e o papagaio- à procura de emprego e comida, até uma velha fazenda abandonada.

Nesse percurso, e durante sua estada como agregado na fazenda, Fabiano revela os traços psicológicos e as reações dos indivíduos subjugados por um mundo de opressão: dono de um discurso desarticulado, Fabiano nunca consegue defender-se, lutar por seus direitos, convencer aqueles que detêm o poder. Acostumado a obedecer sempre, Fabiano e a família são explorados, lesados, enfim, subjugados socialmente. Fabiano se sente um cabra, menos que um homem, um bicho.

Esse perfil do protagonista pode ser confirmado no trecho acima : o soldado amarelo é a autoridade; Fabiano é submisso. Contra sua vontade obedece, mesmo porque não consegue articular sequer um discurso coerente.

Veja as quest?es da prova

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