Seguran?a na Internet

Proteja-se dos hackers

Mude sua senha todo m?s
Os v?rus de computador
V?rus de e-mail n?o existe
Os antiv?rus
Back Orifice e NetBus

Mude sua senha todo m?s.
Com este procedimento b?sico, voc? est? mais protegido de ataques dos ?piratas da Rede?, os hackers. Este n?o ? o ?nico segredo que voc? deve conhecer para garantir um acesso seguro ? Internet, mas ? o mais importante. Sabendo sua senha, outra pessoa pode ler seus e-mails e roubar o tempo de conex?o ? Internet pelo qual voc? paga.

Procure criar uma senha dif?cil, que contenha letras mai?sculas e min?sculas, n?meros e outros caracteres do teclado. Evite palavras ?bvias como o pr?prio nome ou n?meros como a data do nascimento. Anote sua senha em um lugar seguro e n?o divulgue para ningu?m, nem mesmo para os administradores do sistema do seu provedor de acesso.

Uma dica importante ? conferir com regularidade sua contabilidade de acesso atrav?s do servi?o dispon?vel na home-page de seu provedor. No caso de alguma sess?o n?o coincidir com seu controle de uso, fa?a contato com o provedor imediatamente. (Nos provedores ArtNet e IPS os clientes podem conferir as op?es de troca de senha e de contabilidade de acesso na pr?pria home-page de cada um.)

A nova arma dos hackers s?o os programas que permitem ao intruso ter total acesso e controle da m?quina da v?tima, como o NetBus e o Back Orifice. Este ? mais um motivo para que voc? altere constantemente sua senha de acesso. Eles v?m escondidos dentro de arquivos execut?veis (.exe, por exemplo) e s?o instalados no computador sem que o usu?rio perceba. Quando ativos, podem abrir as portas da m?quina e deixar que estranhos roubem informa?es importantes, como senhas e n?meros de cart?o de cr?dito.

Os v?rus de computador

Os v?rus de computador, h? anos atr?s, eram transmitidos, principalmente, por disquetes. Com a Internet, os v?rus espalharam-se com alta velocidade e facilidade. Pesquisas recentes mostram que cerca de 80% das contamina?es ocorrem por meio da Internet ou de redes corporativas, em fun??o de downloads ou de arquivos compartilhados. Arquivos anexados em mensagens de correio eletr?nico s?o uma forma de contamina??o constante.

Cuidado com os ?Cavalos de Tr?ia?: programas aparentemente saud?veis que carregam escondido o c?digo de um v?rus. Por exemplo: voc? faz um download do que pensa ser um jogo, mas quando executa o programa, ele apaga arquivos de seus disco r?gido ou captura a sua senha da Internet e a envia por e-mail para outra pessoa.

Os v?rus de macro s?o a grande praga dos computadores. Eles infectam as macros (c?digos execut?veis utilizados em processadores de texto como o Word e planilhas de c?lculo como o Excel para automatizar tarefas repetitivas) de documentos e podem desabilitar fun?es corriqueiras dos programas, como Salvar, Fechar e Sair.

Para quem ainda n?o sabe, os v?rus de computador s?o programas desenvolvidos para alterar nociva e clandestinamente softwares instalados em um computador. Eles t?m comportamento semelhante ao do v?rus biol?gico: multiplicam-se, precisam de um hospedeiro, esperam o momento certo para o ataque e tentam se esconder para n?o ser exterminados. Est?o agrupados em fam?lias (boot, arquivo e programa), com milhares de variantes.

Para ativar um v?rus, ? preciso rodar (executar) o programa infectado. Quando voc? executa o c?digo do programa infectado, o c?digo do v?rus tamb?m ? executado e tentar? infectar outros programas no mesmo computador e em outros computadores conectados a ele por rede.

Todo o arquivo que cont?m c?digos execut?veis podem espalhar v?rus (.exe, .sys, .dat, .doc, .xls etc.). Arquivos de dados puros est?o seguros. Isso inclui arquivos gr?ficos, como .bmp, .gif e .jpg, bem como textos em formato .txt. Portanto, apenas olhar arquivos de imagens n?o provocar? a infec??o do computador com um v?rus.

V?rus de e-mail n?o existe

O que existem s?o v?rus escondidos em programas anexados ao e-mail. Voc? n?o infecta seu computador s? de ler uma mensagem de correio eletr?nico escrita em formato texto (.txt). Mas evite ler o conte?do de arquivos anexados sem antes certificar-se de que eles est?o livres de v?rus. Salve-os em um diret?rio e passe um programa antiv?rus atualizado. S? depois abra o arquivo.

N?o d? ouvidos para os boatos espalhados por mensagens de correio eletr?nico. Os hoaxes, ou v?rus social, s?o boatos que servem para assustar o usu?rio de computador, mas n?o representam qualquer risco. S?o mensagens maldosas que avisam, geralmente, para um novo v?rus totalmente destrutivo que est? circulando na rede e que infectar? o micro do destinat?rio enquanto a mensagem estiver sendo lida ou quando o usu?rio clicar em determinada tecla ou link. Quem cria a mensagem hoax normalmente costuma dizer que a informa??o partiu de uma empresa conf?avel, como IBM e Microsoft, e que tal v?rus poder? danificar a m?quina do usu?rio.

Os antiv?rus

Os programas antiv?rus s?o a melhor arma para prevenir e combater os v?rus, mas precisam ser atualizados constantemente. Antes de comprar um ou baixar uma vers?o da Internet, verifique se o software ? certificado pelo ICSA (Internetional Computer Security Association), uma entidade mundial que testa e aprova a qualidade dos softwares antiv?rus e de outros programas de seguran?a.

Na Internet h? informa?es em diversos sites sobre preven??o e prote??o. ? poss?vel encontrar softwares antiv?rus gratuitos, suporte on line 24 horas e at? diagn?stico ? dist?ncia. Veja alguns endere?os:

Back Orifice e NetBus

Criado por hackers para explorar falhas de seguran?a nos sistemas operacionais Windows, o Back Orifice e o NetBus s?o uma amea?a a todos os internautas. N?o se tratam de v?rus, como se chegou a pensar, mas de programas do tipo ?Cavalo de Tr?ia?. Eles permite que um usu?rio remoto n?o-autorizado tenha total controle de sua m?quina, podendo apagar ou copiar arquivos, ler mensagens de correio eletr?nico, reformatar o disco r?gido e olhar informa?es confidenciais armazenadas, como senhas de cart?o de cr?dito ou de acesso ? Internet.

O nome Back Orifice, ? um trocadilho com o nome da su?te de programas para escrit?rio Back Office, da Microsoft. Embora a empresa afirme que o programa dos hackers n?o representa problema para os usu?rios de seus sistemas operacionais, ? sempre bom ter cuidado. Para evitar a contamina??o pelo Back Orifice, a melhor medida ? n?o executar programas de origem duvidosa. Os programas antiv?rus l?deres de mercado j? receberam atualiza?es que detectam e eliminam o Back Orifice antes mesmo que ele seja ativado.

Existem programas escritos especialmente para remover Cavalos de Tr?ia. Um deles ? o Puppet's Cleaner, que pode ser capturado em http://dynamsol.dyn.ml.org/puppet/thecleaner.php. O programa ? bastante eficiente, mas se a sua vers?o de Windows estiver em portugu?s, ? melhor evit?-lo. Foram reportados conflitos do Puppet's Cleaner com vers?es do Windows em outros idiomas que n?o o ingl?s.