• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Linux - novo sistema operacional substitui Windows

    Para quem costuma navegar com freqüência na internet, informações sobre o sistema operacional Linux não é exatamente uma novidade. A curiosidade em torno deste sistema operacional cresce a cada dia. Mas quais são as vantagens de optar pelo Linux e abandonar o Windows? O Linux é um sistema operacional, com caracteristicas herdadas do UNIX - e portanto, herda as vantagens de um sistema que vem sendo desenvolvido há mais de 20 anos. É completamente multiusuário e multitarefa, e projetado tendo em mente aplicações em rede.

    O sistema foi criado há sete anos, por Linus Torvalds, um finlandês de 27 anos que simplesmente não estava satisfeito com o DOS, e achava que o seu PC merecia algo mais poderoso. Após a primeira versão, Linus contou com a ajuda de centenas (talvez milhares) de programadores por todo o mundo que, reunidos pela Internet, desenvolveram o que a revista americana Wired chamou de "a unica alternativa viável à monocultura da Microsoft". O Linux é um sistema operacional completo - isto significa que ele não é executado a partir do Windows, nem do DOS, nem de nenhum outro sistema.

    Qualquer pessoa pode usar o Linux, mas ele é mais útil para algumas pessoas do que para outras. Uma pessoa que use o PC primordialmente para digitar seus trabalhos da faculdade não tem motivo suficiente para se expor à complexidade do Linux. Por outro lado, alguém que desenvolva homepages pode vir a ganhar muito instalando Linux em seu micro, para ter acesso a um servidor web idêntico ao utilizado pelos provedores, que pode servir como plataforma de testes e depuração, a custo zero (ou quase zero). O Linux é gratuito. Você pode baixá-lo completo pela Internet, ou escolher entre os vários distribuidores comerciais, que cobram desde 2 dólares (isso mesmo, dois dólares!) até 150 dólares pelos CDs.

    A "biblia" do sistema operacional é o livro Doctor Linux, que na sua quinta edição tem mais de duas mil páginas. Apesar do volume, ele não é muito caro, pois a informação nele contida é de domínio público. Se você preferir ficar sem livros, em geral após o fim da instalação do Linux você contará com muita informação disponível no diretório /usr/doc. Para saber mais sobre o Linux, você também pode procurar informações na WWW. (Confira na seção Links)

    Fonte: http://www.linux.trix.net.
    (Resumo do artigo de Augusto César Campos)

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.