Proteja o seu micro

Pol?ticas de seguran?a deixam os computadores saud?veis e protegidos

Luciana Mendon?a
14/08/2000

Voc? ? do tipo de internauta que fica cercando o micro com todos os programas de prote??o, anti-v?rus, anti-hacker, anti-amigo do vizinho? Muito bem! Mas ainda assim, voc? pode estar correndo riscos. De acordo com o engenheiro S?rgio Faria, um dos respons?veis pela seguran?a virtual do provedor do JFService, Artnet, muitas pessoas acham que basta instalar uma vacina de ?ltima gera??o no PC para ficarem protegidas dos temidos destruidores de m?quinas. ?Mais que isso, os usu?rios de computador precisam adotar o que se chama de firewall, ou pol?ticas de seguran?a?, aconselha S?rgio.

O passo mais elementar, que impede preju?zos maiores no caso de infec??o por v?rus, ? o que ningu?m quer seguir, porque requer disciplina di?ria: fazer backup dos arquivos. Mas, como dizem, ?s? Deus salva...? E mais: ter uma ?nica c?pia, em disquete, n?o adianta muito. Ent?o, n?o se esque?a: se uma c?pia for salva em um disco velho ou danificado e os originais se perderem, adeus trabalho da faculdade, planilha de custos da empresa, foto digital da vov? no Natal passado... ?Salve seus arquivos em, pelo menos, tr?s discos: av?, pai e filho.? Esta ? a dica n?mero um do engenheiro da Artnet.

Outra dica b?sica: assegure-se de que todos os que utilizam o computador na sua casa est?o conscientes de suas obriga?es. ?A contamina??o n?o acontece somente atrav?s de mensagens de e-mail, mas tamb?m de disquetes infectados. Se o colega do seu filho traz um joguinho em disquete para brincar no PC, antes ? preciso se certificar de que o programa n?o traz um cavalo-de-tr?ia, por exemplo?, explica S?rgio Faria.

Informa??o e disposi??o parecem ser as duas palavras-chave para evitar que seu computador pessoal tenha problemas com v?rus e outros bichos. A menos que voc? desligue o micro da tomada e volte aos tempos do papel e caneta.

Informe-se:



O que ? firewall?
Chama-se firewall o conjunto de procedimentos e vistorias, acrescidos da utiliza??o de softwares e equipamentos, como filtros, que impedem a execu??o de algumas tarefas indesejadas e autorizam que outras realizem-se automaticamente, para a seguran?a de um ou mais computadores, ligados ou n?o em rede. H? programas de firewall pessoais, que podem ser configurados no Windows, para bloquear ataques a portas perigosas e alertar para a possibilidade de infec??o por v?rus. Um deles ? encontrado no site www.aladdin.com.br/home/dwload.shtml

O que ? cavalo de tr?ia?
Na linguagem inform?tica, receber um cavalo de tr?ia significa instalar em seu computador um programa que cont?m, imbutido, um v?rus que pode danificar ?reas da m?quina e torn?-la vulner?vel ao ataque de hackers. Os cavalos de tr?ia podem ser joguinhos, por exemplo. Eles podem transformar um computador em servidor, permitindo que pessoas n?o autorizadas vasculhem seus arquivos, roubem senhas e informa?es importantes.