ICQ

Por

Olhos do ICQ: 'Here, there and... everywhere'

Quem imaginou que o ICQ - aquele programinha que p?e voc? em contato com seus amigos enquanto eles est?o on-line - pudesse ser mais um modismo quebrou a cara. A rede cresceu exponencialmente e est? mais forte do que nunca. A Mirabilis diz que tem, agora, mais de dez milh?es de usu?rios, o que ? obviamente um exagero, pois muita gente se cadastra com mais de um nome e muita gente bota o nome l? como curiosidade e nunca mais volta.

O que n?o ? exagero ? a quantidade de recursos novos que o ICQ est? oferecendo. H? vers?es espec?ficas para NetMeeting, para BigFoot (um servi?o americano de e-mails e busca de pessoas) e tamb?m uma nova vers?o para Windows 95, a 98a Beta, que pode ser uma excelente raz?o para voc? se aventurar num r?pido e indolor processo de atualiza??o.

Na apar?ncia, mudou pouca coisa; na verdade, apenas um novo design para o velho bot?o do menu. No miolo do programa, por?m, o leque de op?es aumentou consideravelmente.

Agora, voc? pode discar para seus amigos e tamb?m permitir que eles liguem para a sua casa. A brincadeira funciona e - ainda bem - nem todo mundo pode fazer isso. O crit?rio de filtrar os malas permanece. V? at? Preferences/Telephone e insira o n?mero do seu telefone ali. O caminho ? melhor do que o tradicional Add/Change Current User/Change My Details. Veja bem: mesmo quem tem autoriza??o para freq?entar a sua lista vai precisar de uma nova autoriza??o, espec?fica para o uso do telefone.

Uma das novidades da vers?o nova ? um quadro de avisos da pr?pria Mirabilis, acionado a cada conex?o, com not?cias confi?veis, geradas na pr?pria fonte. Se, mesmo assim, voc? n?o parar de receber aquelas bobagens alarmistas do tipo "O ICQ vai come?ar a ser cobrado", "O ICQ vai tirar seu nome da lista de usu?rios se voc? n?o fizer tal e qual coisa", etc., pelo menos vai poder jog?-las fora com mais conforto. O quadrinho ? "a" fonte oficial de not?cias do mundo ICQ.

Embora a Mirabilis tenha preservado a palavra "Beta" no nome do produto, ? dif?cil supor que n?o seja esta uma vers?o muito pr?xima da definitiva. Poucas vers?es beta rodam t?o suavemente e t?o alheias a crises de configura??o como esta. A maioria desses programas de teste faz a gente amaldi?oar n?o s? a m?quina mas a decis?o de test?-los. N?o ? o caso. Aqui, a gente termina a instala??o - fulminante - e pronto: n?o quer outra vida.

Mas quais s?o os benef?cios desta vers?o do ICQ? Al?m deste recurso do telefone, preparei uma lista, digamos, pessoal.

"Random Chat Partners": permite freq?entar uma sala cujos interesses sejam semelhantes aos seus. Voc? pode, se quiser, estar dispon?vel para quaisquer conversas on-line sobre um assunto espec?fico e permitir que outros usu?rios o convidem para bater papo. Solit?rios, uni-vos!

"Simple Mode/Advanced Mode": se voc? se considera um hard user, deixe todas as caracter?sticas habilitadas. Caso contr?rio, trabalhe da maneira mais franciscana poss?vel. Alternar entre um modo e outro ? quest?o de um clique. Pensando bem, dois.

Dar um clique duplo no nome de um usu?rio da lista antigamente trazia ? tona a fichinha com as suas informa?es. Agora, o mesmo gesto abre a caixa de nova mensagem, o que parece bem mais intuitivo, j? que voc? s? "cutuca" algu?m quando quer conversar e n?o quando quer ver a identidade da pessoa.

Os sons tamb?m melhoraram. Os barulhinhos que voc? pode atribuir a cada evento ganharam em quantidade e qualidade. Quando aquela sua amiga estiver on-line, o sistema pode emitir uma mensagem sonora avisando sua chegada.

A verifica??o programada da sua caixa postal ? outra grande saca??o. Configura-se o ICQ para que, de tempos em tempos, ele d? uma conferida na sua caixa postal e traga apenas os cabe?alhos. Na hora, voc? fica sabendo se alguma coisa urgente chegou; se for o caso, use seu cliente de e-mail para trazer o conte?do. A manha funciona com qualquer leitor de e-mail. (A prop?sito, antigas e constantes incompatibilidades entre o ICQ e o Netscape tamb?m acabaram. Se o grande "N" estiver registrado como o navegador default da sua m?quina, o ICQ o aciona sempre que necess?rio, seja pela necessidade de visitar um website, seja como cliente de e-mail.) Tudo redondinho.

Visibilidade tamb?m ? um quesito que melhorou muito. Agora, pode-se escolher entre estar vis?vel, invis?vel, away, etc., definindo estas condi?es por usu?rio. Ou seja: voc? pode estar sempre vis?vel para algumas pessoas e sempre invis?vel para outras.

Mas n?o seja presun?oso. Mesmo a Beta98, lan?ada como "a" vers?o recente do parrudo programinha, j? ganhou dll's mais novas. N?o custa nada dar uma conferida na vers?o da sua dll, em Help/About. A vers?o mais recente ? a 1.22. A dica ? de um usu?rio "pesad?o" do ICQ, Felipe Moniz. Valeu, Felipe!

Fonte: jornal O Globo, segco Techie, em 04/05/98