Juiz de Fora 150 anos em um minuto:
Os fatos e personalidades que constru?ram a hist?ria da cidade.
Novas cr?nicas todos os dias, de segunda a sexta.
Uma iniciativa da R?dio FM Itatiaia e do JFService

08/08/2000

Ou?a a cr?nica
O lazer no bairro S?o Pedro
O bairro S?o Pedro transformou-se, nos ?ltimos anos, em um dos pontos preferidos do juizforano para as divers?es noturnas. Um dos grandes respons?veis por isto foi o economista Carlos Alberto Machado, que, em dezembro de 1991, inaugurou o complexo de divers?es "Vila das Tochas" no bairro. O empres?rio da noite investiu na estrutura do local, muito agrad?vel com seus v?rios quiosques. O empreendimento deu certo, e Carlos Alberto Machado ousou, ainda mais, ao inaugurar, em outubro de 1996, o arrojado "German Village", casa noturna para show, conven?es e reuni?es com 2.500 metros quadrados, luxuosamente montada. At? 1998, German Village e Vila das Tochas funcionaram em conjunto, marcando ?poca na noite juizforana. Grandes shows com artistas de destaque nacional e internacional foram apresentados na cidade alta. Entre os destaques: Ivan Lins, Ed Motta, Fl?vio Venturini , Em?lio Santiago, Ana Carolina, Mamas and Papas, grupo argentino de tango, The Wailers, Luciano Bruno e Spi x Spi. No embalo das duas casas noturnas, vieram outras, como o Zepellin e o Pinga Nu Ninho. Ainda na cidade alta foram se instalando outros pontos, como Cantina do Amig?o, Esta??o S?o Pedro (foto acima), Prova Oral e Corazon. Depois de ter virado centro gastron?mico, o local onde era o Vila das Tochas hoje abriga outros bares.

Ou?a a cr?nica
O primeiro avi?o em Juiz de Fora
Seis anos depois que o mineiro Alberto Santos Dumont inventou o avi?o, com o primeiro v?o em Paris, na Fran?a, Juiz de Fora viu pela primeira vez uma daquelas incr?veis m?quinas voadoras. O ano era 1912, quando o italiano Ernesto Darioli veio ? cidade para fazer um v?o numa promo??o do jornal "O Pharol". O avi?o chegou a Juiz de Fora embarcado num trem da Central do Brasil. Ernesto Darioli fez a primeira tentativa de v?o num campo improvisado na Pra?a Ant?nio Carlos, que, na ?poca, era um verdadeiro matagal. Logo depois de levantar v?o, Darioli teve que realizar um pouso for?ado no c?rrego da Independ?ncia, onde hoje ? a Avenida Independ?ncia. Somente na segunda tentativa o piloto teve ?xito, partindo do bairro Manoel Hon?rio. Finalmente, os juizforanos puderam ver o sobrev?o de um avi?o na cidade. Somente da? a dois anos, em 1914, Juiz de Fora p?de ver de novo um avi?o. Desta vez, dirigido pelo ga?cho Luiz Bergman. Apaixonados pelo invento de Santos Dumont fundaram em 1938 o Aeroclube de Juiz de Fora, que at? hoje j? formou centenas de pilotos.

Ou?a a cr?nica
Gabriel Gon?alves da Silva: Bi?
Um juizforano que teve participa??o intensa em v?rios setores foi Gabriel Gon?alves da Silva, o Bi?. Pol?tico, desportista, administrador, radialista, escritor e jornalista, Bi? foi o primeiro a lan?ar o nome de Itamar Franco na pol?tica. Quando Itamar ainda era l?der estudantil, Bi? apostou em seu nome como candidato a vereador e depois a vice-prefeito, antes de sua primeira vit?ria em 1966. Em 1968, Bi? lan?ou Itamar Franco candidato a senador durante uma festa de inaugura??o no distrito de Monte Verde. Bi? tamb?m foi pol?tico. Eleito vereador por v?rios mandatos, chegou ? presid?ncia da C?mara Municipal por duas vezes. Foi tamb?m deputado federal. O juizforano acabou tomando posse em Bras?lia de uma forma inusitada. Antes de chegar ao Distrito Federal sofreu um acidente perto de Belo Horizonte, foi hospitalizado, tornando-se o primeiro deputado a tomar posse de maca no Congresso Nacional. Sempre fiel ao Partido Trabalhista Brasileiro, Bi? apoiava o presidente Get?lio Vargas. Ainda ocupou outros cargos importantes na pol?tica, como o de secret?rio de Transportes durante quatro anos nas administra?es de Itamar Franco e Saulo Moreira. Escreveu dois livros sobre a cidade: "Juiz de Fora ? o desafio" e "Retrato de uma saudade". Apaixonado pelo Tupi, foi ainda o respons?vel pela conquista do terreno na Rua Benjamin Constant onde hoje existe a Sede Social e Esportiva do clube.

Cr?ditos:
Texto e ?udio - Equipe de Jornalismo R?dio FM Itatiaia JF
Edi??o Internet e recursos digitais - Equipe JFService / ArtNet