Segurança no tr?nsito

Por

Seguran?a no tr?nsito Integra??o entre Gettran e PM para agilizar ocorr?ncias de tr?nsito, e implanta??o de bilhetagem eletr?nica em 90 dias

S?lvia Zoche
Rep?rter
09/10/2006

Os motoristas que se envolverem em acidentes de tr?nsito em Juiz de Fora n?o precisar?o mais ir at? ? delegacia para fazer o boletim de ocorr?ncia. Um conv?nio entre a Gettran e a Pol?cia Militar vai possibiltar que pessoas envolvidas em acidentes entre ve?culos, sem v?timas, resolvam o problema no local. Mas isto est? previsto para acontecer a partir de janeiro.

O projeto de parceria deve ficar pronto em 30 dias, segundo o comandante da 4? Regi?o da Pol?cia Militar, coronel Gilmar Sim?es. "O atendimento m?vel ? para o cidad?o n?o precise se deslocar". O que vai facilitar a libera??o dos ve?culos da via e n?o atrapalhar o tr?nsito est? entre os objetivos apontados pelo comandante, al?m de melhorar a fiscaliza??o no tr?nsito de Juiz de Fora.

O preparo para a a??o conjunta vai contar com tr?s viaturas com equipamentos para que sejam feitas as ocorr?ncias. O n?mero de policiais e agentes trabalhando neste conv?nio ainda n?o foi divulgado. "Isso tudo estar? no projeto divulgado daqui a 30 dias", diz coronel Sim?es. Para contactar as viaturas, haver? um n?mero espec?fico de atendimento, em vez de usarem o 190, que ainda ser? divulgado.

Mesmo que o projeto n?o esteja pronto, o conv?nio entre PM e agentes entra em pr?tica no JF Folia, na ?rea de seguran?a.

Edital

Em novembro sai o edital para Guarda Municipal de Juiz de Fora, com 150 vagas. "Os aprovados no concurso ser?o treinados pela Academia de Pol?cia Militar", informa Bejani, que lembra que a guarda de Juiz de Fora vai trabalhar armada, diferentemente da guarda de Belo Horizonte.

O trabalho ser? uma parceria entre a Pol?cia Militar e a Guarda. "? uma forma de trazer mais seguran?a para cidade, principalmente na entrada e sa?da de Juiz de Fora", diz o prefeito.

Al?m da seguran?a, os guardas ter?o que informar qualquer dado relacionado ao turismo da cidade e regi?o. "Se algu?m quiser saber como se chega ao Museu, ele tem que informar, se algu?m quer ir a Cabangu, o guarda vai saber", diz Bejani.

No mesmo m?s, sai edital tamb?m para a agentes de tr?nsito da Gettran. De acordo com o superintendente da Gest?o, Fernando Schimidt, atualmente existem 44 agentes. "Pela lei, v?o abrir 60 vagas, mas precisamos de mais 120 agentes".

Mais dois radares

O tr?nsito da Avenida Rio Branco vai ganhar dois radares luminosos, no m?ximo, at? fevereiro. "A velocidade ser? realmente de 40 km/h. Se avan?ar o sinal, ser? pego. N?o vai ter jeito", avisa Bejani, que deixa claro ser a favor de radares vis?veis e n?o escondidos. "Sinaliza??o tem que ser vis?vel, para ser educativa. Quando ? escondida, ? punitiva e isso n?o sou a favor, at? porque a lei pro?be", justifica.

Apesar de anunciar mais dois radares, o prefeito diz que ser?o posicionados nas esquinas da Avenida Rio Branco com a Halfeld, com a Marechal Deodoro e a S?o Jo?o.

Bilhetagem eletr?nica

Trazer seguran?a para os passageiros, trocadores e motoristas de ?nibus urbanos; saber o n?mero exato de usu?rios deste transporte; acabar com as vendas de vale-transporte para fins diferentes de usar o transporte p?blico; evitar roubos nos ?nibus.

Estes s?o alguns dos objetivos da Astransp ao introduzir a bilhetagem eletr?nica. De acordo com Fernando Goretti, oito empresas participaram da licita??o, duas ficaram para a sele??o final e a APB Prodata foi a vencedora, que come?a a colocar os equipamentos daqui a 90 dias.

O representante da empresa, Natanael Romero explica que este ? um meio seguro e eficiente. "At? hoje, n?o tivemos not?cia de viola??o do cart?o". O cart?o n?o ? magn?tico e sim de contato. O passageiro encosta o cart?o no aparelho e ter? seu acesso liberado.

A presen?a do trocador permanece tanto para auxiliar os passageiros, quanto para vender os cart?es no pr?prio ?nibus. O pagamento em dinheiro poder? ser feito tamb?m. Mesmo assim, Natanael afirma que a quantidade de dinheiro circulando no ?nibus diminuiu substancialmente.

Ser? programado quantas vezes por dia o usu?rio poder? usar o cart?o, que ser? ?nico e intransfer?vel, al?m de ser estipulado qual ser? o intervalo de tempo para uso no mesmo dia. Em caso de roubo, a pessoa deve avisar um call center na Astransp, que far? o bloqueio do cart?o, que vai receber um novo cart?o, com o mesmo saldo anterior.

Inicialmente, devem ser fabricados 200 mil cart?es. Os estudantes ter?o um valor fixo mensalmente. A recarga do cart?o poder? ser feita no pr?prio ?nibus, pelo trocador, tanto para os estudantes para quem usa vale-transporte.

Para Bejani, isso vai acabar com o "c?mbio negro" dos vales-transportes que existem atualmente. "Esta m?quina vai trazer uma seguran?a enorme, al?m de sabermos o n?mero exato de passageiros". Para o prefeito, h? evas?o de quatro milh?es de passageiros. "Como pode diminuir o n?mero de passageiros em uma popula??o crescente Est?o andando a p?? Claro que n?o. Tem evas?o sim. Quanto mais passageiros, menor o valor da passagem", afirma.

O aparelho de bilhetagem eletr?nica vai gerar um relat?rio todos os dias, mostrando o n?mero de passageiros e estratific?-los (estudantes, idosos...). O cart?o possui um antena interna e um chip para que os dados sejam captados pela antena da m?quina que ser? instalada nos ?nibus.