Juiz de Fora 150 anos em um minuto:
Os fatos e personalidades que constru?ram a hist?ria da cidade.
Novas cr?nicas todos os dias, de segunda a sexta.
Uma iniciativa da R?dio FM Itatiaia e do JFService

17/05/2000

ou?a a cr?nica
Carnaval - Blocos
Quarta-feira de Cinzas, dia da ressaca, dia de tentar voltar ? vida normal, depois de quatro dias de folia. Mas, antigamente, em Juiz de Fora, Quarta-feira de Cinzas ainda era sin?nimo de carnaval, com desfile do bloco "O que ? que eu vou dizer l? em casa", que fazia o maior sucesso. Nesta ?poca, quem era preso durante o carnaval, geralmente por se exceder na bebida e se envolver em alguma briga, ficava na delegacia at? a Quarta-feira de Cinzas, quando era liberado por volta do meio-dia. Nesta hora, uma pequena multid?o se formava em frente ? cadeia, que ficava na Rua Batista de Oliveira, para ver a sa?da do famoso bloco. A cada carnavalesco que sa?a fantasiado, muitas vezes, de mulher, as pessoas aplaudiam ou vaiavam. Para eles, era o pior vexame do mundo. Ter que andar pelas ruas ainda de fantasia, sem saber qual a desculpa que seria dada em casa.

ou?a a cr?nica
Funda??o Educacional Machado Sobrinho
Em 1909, o ent?o professor Ant?nio Vieira de Ara?jo Machado Sobrinho iniciou as atividades do externato Lucindo Filho (foto), mais tarde chamado de Col?gio Lucindo Filho. Em 1912, devido ao desenvolvimento do ensino comercial, o professor tamb?m fundou o Instituto Comercial Mineiro, anexo ao Lucindo Filho. At? meados de 1938, a institui??o esteve sob a dire??o de seu fundador, quando ent?o o professor Ant?nio Vieira veio a falecer. Em 1943, o Instituto Comercial Mineiro passou a se chamar Escola T?cnica de Com?rcio Machado Sobrinho. J? no in?cio de 1961, a Escola T?cnica de Com?rcio foi transformada em Funda??o, cujos objetivos consistiam em perpetuar o nome do fundador, difundindo e aperfei?oando seus ensinamentos na ?rea de educa??o da juventude. A Funda??o Educacional Machado Sobrinho, ent?o sob a dire??o do professor Fernando de Paiva Mattos, prosperou ao longo dos anos. Al?m dos cursos j? em funcionamento, a partir de 1969, foram criadas as faculdades de Administra??o e Ci?ncias Cont?beis. Mais tarde, com a instala??o destas unidades no campus do bairro Cruzeiro do Sul, Rua Pedro Celeste, s/n, novas perspectivas de expans?o e desenvolvimento da institui??o foram concretizadas.

ou?a a cr?nica
Igreja da Gl?ria
Em 1878, a Companhia Uni?o Ind?stria, de propriedade de Mariano Proc?pio, funcionava a pleno vapor. Foi neste ano que o comendador doou ao culto cat?lico da col?nia alem?, formada por pessoas que vieram trabalhar na empresa, um terreno localizado no Morro da Gratid?o. No espa?o, seria constru?da uma capela em honra a Nossa Senhora da Gl?ria, Av. dos Andradas. 855. Ao lado j? existia, desde 1860, um cemit?rio para os colonos. O projeto da capela foi realizado pelo arquiteto Miguel Lallemond e colocado em pr?tica com recursos obtidos atrav?s de doa?es dos alem?es, em dinheiro e material. A primeira Igreja da Gl?ria foi consagrada em 1879 e passaria por momentos tr?gicos. Por volta de 1920, a capela j? n?o comportava o grande n?mero de fi?is. Os paroquianos se mobilizavam para a constru??o de uma nova igreja, quando a velha capela foi destru?da por um inc?ndio criminoso. Todos se mobilizaram novamente e outra Igreja da Gl?ria foi constru?da. Os altares vieram da Alemanha e at? o time do Tupi realizou uma partida cuja renda foi revertida para a constru??o do templo, que se ergueu no Alto da Rua da Gratid?o, hoje Avenida dos Andradas.
(Na foto, a antiga capela, destru?da pelo fogo em 1923. Ao fundo, ainda em obras, a atual Igreja da Gl?ria.)

Cr?ditos:
Texto e ?udio - Equipe de Jornalismo R?dio FM Itatiaia JF
Edi??o Internet e recursos digitais - Equipe JFService / ArtNet