Juiz de Fora 150 anos em um minuto:
Os fatos e personalidades que constru?ram a hist?ria da cidade.
Novas cr?nicas todos os dias, de segunda a sexta.
Uma iniciativa da R?dio FM Itatiaia e do JFService

21/04/2000

ou?a a cr?nica
Fernando de Paiva Mattos
Um dos maiores nomes do setor educacional de Juiz de Fora ? o de Fernando de Paiva Mattos, morto no dia 2 de abril deste ano, aos 99 anos de idade. O professor Fernando transformou o Col?gio Machado Sobrinho (R. Pedro Celeste, s/n; Santa Luzia) em funda??o no ano de 1961, perpetuando o sistema educacional fundado pelo sogro, Ant?nio Vieira Machado Sobrinho. Em 1969, Mattos criou a Faculdade Machado Sobrinho, ficando ? frente da institui??o at? o ano de 1997. O educador e poeta tamb?m teve destaque na pol?tica local. Amigo de Itamar Franco, Fernando de Paiva Mattos presidiu a Telef?nica Municipal S.A (Telemusa) na gest?o de Itamar na prefeitura de Juiz de Fora. Tamb?m esteve ? frente do Movimento Democr?tico Brasileiro (MDB) durante o regime militar e presidiu o diret?rio municipal do PRN, quando Itamar candidatou-se a vice-presidente da Rep?blica na chapa liderada por Fernando Collor. A import?ncia de Fernando de Paiva Mattos para o munic?pio foi reconhecida pelo Prefeito Tarc?sio Delgado que, ap?s sua morte, decretou luto oficial de tr?s dias em Juiz de Fora.

ou?a a cr?nica
Casa Oriente
Entre as d?cadas de 20 e 40, quem quisesse andar elegante teria, obrigatoriamente, que passar pela Casa Oriente, localizada na Rua Halfeld. A maior parte dos ternos que vestiam os cavalheiros daquela ?poca vinha deste estabelecimento, considerado um dos melhores de Juiz de Fora. Localizada em frente ao ent?o Hotel Rio de Janeiro, a casa n?o vendia ternos de casimira por menos de 450 mil r?is. O senhor Alencar Medeiros, propriet?rio do estabelecimento e descendente de portugueses, conhecia n?o apenas as fam?lias dos clientes, mas at? mesmo o manequim de cada um deles. Al?m do terno, o fregu?s podia levar ainda a camisa de seda francesa e o perfume importado diretamente de Paris, que era vendido pelos balconistas da loja. Em meados da d?cada de 40, em plena crise da segunda guerra, Alencar sentiu que o mundo come?ava a mudar e tamb?m resolveu trocar de neg?cio, passando dos ternos para o ramo imobili?rio.

Companhia Pantaleone Arcuri
O que a prefeitura, o Banco de Cr?dito Real, o Palace Hotel e o Cine Theatro Central t?m em comum? Todos estes pr?dios foram constru?dos pela Companhia Pantaleone Arcuri, fundada em 1895. Com um estilo ?nico, a empresa fez escola. O velho Pantaleone come?ou a trabalhar como pedreiro, junto com o mestre de obras Salvador Notaroberto e com o arquiteto Raphael Arcuri. Pantaleone deixou sua marca em todas as grandes constru?es que ergueu em Juiz de Fora, talhada por ele mesmo. Ainda depois de se transformar no administrador de uma companhia de sucesso, ele continuou trabalhando ao lado dos empregados. Na Rua Halfeld, ? dif?cil n?o reconhecer o trabalho realizado pelas m?os do artista Pantaleone Arcuri, que contou com a influ?ncia da arte italiana, mas n?o ficou ligado somente a ela. A companhia acompanhou a evolu??o dos estilos arquitet?nicos ao longo dos anos, que se confundem com a pr?pria hist?ria de Juiz de Fora.

Cr?ditos:
Texto e ?udio - Equipe de Jornalismo R?dio FM Itatiaia JF
Edi??o Internet e recursos digitais - Equipe JFService / ArtNet