Juiz de Fora 150 anos em um minuto:
Os fatos e personalidades que constru?ram a hist?ria da cidade.
Novas cr?nicas todos os dias, de segunda a sexta.
Uma iniciativa da R?dio FM Itatiaia e do JFService

29/05/2000


Os Tr?s Grandes Presidentes
Os clubes de futebol de Juiz de Fora devem a tr?s grandes presidentes, n?o s? os sucessos nos gramados, mas a grandeza de seus patrim?nios morais e materiais. Francisco Queiroz Caputo, no Sport, Calil Ahouagi, no Tupi, e Jos? Paiz Soares, no Tupynamb?s, dedicaram suas vidas pelo bem de seus clubes e ser?o sempre reconhecidos como o Trio de Ouro do nosso futebol. Caputo foi presidente do Sport por 55 anos. Construiu est?dio, gin?sio, piscina, quadras e foi campe?o v?rias vezes. Brigava at? com os amigos para defender o seu clube. Calil, comerciante, dono da Casa Primavera na Rua Marechal Deodoro, era um gentleman, e at? mesmo os mais ferrenhos torcedores de outros times o admiravam. Em sua gest?o, o Tupi, al?m do futebol, disputava campeonatos de basquete, v?lei e atletismo sempre com vit?rias. J? Jos? Paiz Soares tinha o sangue vermelho da camisa do Baeta circulando nas veias. Era meio esquentado e, na arquibancada, torcia mais que qualquer um. Construiu o est?dio do Tupynamb?s no Po?o Rico num terreno adquirido do doutor Antonio Carlos Pereira, torcedor do Sport, j? que o prefeito na ?poca, Dilermando Cruz, n?o quis doar um terreno para o clube. O Sport homenageou o seu grande presidente dando o nome de Francisco Queiroz Caputo ao seu gin?sio na Avenida Rio Branco. Tufy, como era conhecido tamb?m o presidente Jos? Calil Ahouagi, teve seu nome colocado na rua onde o Tupi construiu sua sede social, e Jos? Paiz Soares ? o nome oficial do est?dio do Tupynamb?s no Po?o Rico.


Casa de Anita
Prestar socorro aos seus associados em casos de doen?a e invalidez e socorro aos mais necessitados. Este era o objetivo da Associa??o Beneficente dos Irm?os Artistas, fundada em maio de 1908, por 25 oper?rios. Durante os seus 42 anos de funcionamento, a caridade sempre foi a principal preocupa??o da institui??o. Neste per?odo, s?o poucos os registros relacionados a discuss?es sobre quest?es trabalhistas ou lutas da classe oper?ria. A associa??o era formada por m?dicos, jornalistas, marceneiros, dentistas e fogueteiros, todos do sexo masculino. As reuni?es eram realizadas em salas alugadas, at? a constru??o da sede pr?pria, na d?cada de 20, na Avenida Rio Branco. A partir da Revolu??o de 30 e depois com a Segunda Guerra Mundial, a entidade come?ou a enfrentar uma crise financeira, at? se fundir com a Associa??o Cultural e beneficente Italo Brasileiro Anita Garibaldi, a Casa de Anita, em 1951, fundada com o mesmo prop?sito. O im?vel, nas proximidades do Mergulh?o, foi abandonado na d?cada de 60, quando a institui??o encerrou suas atividades, sendo recuperado nos anos 60, atrav?s de um conv?nio entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e a iniciativa privada.

ou?a a cr?nica
Padre Pimenta x Padre Wilson
Entre a d?cada de 50 e o in?cio dos anos 60, dois padres marcavam, com estilos totalmente diferentes, o hor?rio das seis da tarde nas r?dios de Juiz de Fora, cada um divulgando, a seu modo, a palavra de Deus. O padre Newton Pimenta, da Academia de Com?rcio, pelas ondas da R?dio Difusora, tinha uma maneira mais evang?lica e tradicional de fazer sua prega??o, de palavreado tranq?ilo e calmo, como sua pr?pria pessoa. Como contraponto, na PRB3, R?dio Sociedade, hoje Solar AM, o padre Wilson Valle da Costa escandalizava os cat?licos mais conservadores, com uma prega??o social dirigida ao segmento mais pobre da popula??o e, com palavras pouco comuns aos padres da ?poca, dava conselhos at? sobre sexo. Tem gente que se lembra at? hoje do padre Wilson reclamando da ilumina??o fraca do Jardim Gl?ria e dos casais que iam para l? namorar, afirmando que "se peitinho de mo?a fosse buzina, ningu?m ia conseguir dormir com a barulhada no bairro. Ele estava bem ? frente de seu tempo, era adorado pelos mais carentes e, mesmo aqueles que n?o eram a seu favor, escutavam seu programa, que tinha a maior audi?ncia da cidade.

Cr?ditos:
Texto e ?udio - Equipe de Jornalismo R?dio FM Itatiaia JF
Edi??o Internet e recursos digitais - Equipe JFService / ArtNet