Quando o melhor amigo se torna um problema

As dificuldades de se criar c?es em apartamento

11/11/99

Se voc? possui cachorro e mora em apartamento, j? deve ter ouvido muita reclama??o de vizinhos. Do outro lado, padecem os moradores que s?o obrigados a perder noites de sono ou preciosas horas de concentra??o com o barulho do animal. De fato, n?o h?, no C?digo Civil nem no Penal, qualquer lei que pro?ba as pessoas de criarem c?es em apartamento. Tamb?m n?o existe legisla??o que garanta este direito.

Na aus?ncia de normas, o que vale ? uma boa conversa e a tentativa de resolver o problema de forma amig?vel, o que nem sempre ? certeza de acabar com o impasse. A primeira manifesta??o de descontentamento em rela??o ao animal, geralmente, chega pelo interfone. O s?ndico entra na jogada, e o problema come?a a engrossar. Pronto: o conflito est? armado.

Imaculada Borges Santiago (foto) possui dois cachorros e mora em apartamento h? nove anos. Assim que se mudou para o pr?dio, ganhou um pincher. Mais tarde, decidiu adotar um vira-lata. Os dois animais j? motivaram coment?rios de vizinhos. "Quando eu ganhei o Eros (pincher), alguns moradores reclamavam muito, porque ele chorava", conta. Imaculada se lembra que, quando o c?o era novo, ela o escondia. Hoje, garante, as reclama?es diminu?ram, e as pessoas se acostumaram.

Vivendo situa??o inversa, Alice Freesz de Almeida, que tamb?m mora em um pr?dio onde h? dois c?es, n?o esconde sua insatisfa??o com a presen?a dos animais. Ela reclama que os bichos perturbam o sono dos vizinhos, sujam as ?reas comuns do condom?nio e latem quando as pessoas passam pelo corredor. Mas, afirma, o principal problema ? que os donos n?o reconhecem que os c?es atrapalham. "Esses moradores n?o ficam em casa durante o dia e n?o sabem que o animal chora e late muito", justifica. "Quando est?o em casa, o c?o se tranq?iliza. Nunca percebem o quanto o animal incomoda", conclui.

Leia mais

A presidente da Associa??o Juizforense de Prote??o aos Animais, (que funciona na Rua Ibitiguaia, 835) Maria Elisa de Souza, alega que ter bicho em casa n?o ? crime. "O dono do c?o n?o sabe que pode se defender das acusa?es. S? um juiz decide quanto ao destino do animal", diz. Maria Elisa acha que a maioria das discuss?es quanto ? presen?a de c?es em apartamentos vem de conflitos anteriores. "Quando um cond?mino ? advertido, ele passa a observar se as determina?es v?m sendo seguidas pelos outros moradores", comenta.

Discordando dessa opini?o, Alice Freesz ressalta que n?o quer cultivar atrito com vizinhos. "S? quero que meus direitos sejam respeitados", alega. Por problemas de sa?de, ela precisa dormir bem e n?o consegue. Acorda ? noite com os latidos do c?o. Al?m disso, conta que sua alergia respirat?ria ? agravada com o p?lo dos animais. "Um dia, abri a porta da minha casa e o cachorro entrou... onde est? minha privacidade?", questiona.

Colabora??o: Bruno Denis Lima
Estudante do 6? per?odo
da Faculdade de Comunica??o Social da UFJF