S?rie Neg?cios na Internet - 1? Edi??o

Internet cria nova fronteira publicit?ria

Saiba quais s?o as alternativas quando sua empresa
decide anunciar um produto ou servi?o na Internet

Rep?rter: Luciana Mendon?a
28/08/98

Com milh?es de usu?rios conectando-se ? Internet a cada dia, fica f?cil saber o porque do interesse das empresas por anunciar seus produtos e servi?os atrav?s de logomarcas, banners e mensagens comerciais em hipertexto em sites Web. As oportunidades publicit?rias s?o in?meras para empreendedores corporativos interessados em impulsionar seus produtos nesta nova m?dia. Alguns servi?os de marketing s?o gratuitos, enquanto outros s?o pagos. Quando o empres?rio tem um site Web, existe uma grande quantidade de empresas de marketing prontas a promov?-lo. H? muito o que fazer para aumentar as vendas ou atrair neg?cios atrav?s da Grande Rede Mundial.

Para aqueles que ainda s?o leigos no assunto, os banners s?o os gr?ficos coloridos e animados que aparecem, geralmente, no topo das home-pages. Eles trazem mensagens de marketing para atrair pessoas para o site da empresa que anuncia. Aparecem em quase toda p?gina comercial, porque t?m mostrado ser um recurso publicit?rio bem-sucedido. As taxas para publicar banners variam dependendo n?o apenas da quantidade de tr?fego que o site recebe, mas do p?blico. A publicidade na Internet n?o ? barata mas, se for feita de forma correta, pode ser uma maneira eficiente de promover um produto e fazer com que a presen?a da empresa na Web seja notada.

As empresas que ainda n?o t?m uma p?gina na Internet tamb?m podem anunciar produtos atrav?s de banners, mas isto reduz o potencial do an?ncio. Quanto mais onipresente for a posi??o do anunciante na Internet, mais f?cil ser? para os clientes em potencial encontrarem os produtos e servi?os pelo caminho.

Para as empresas que possuem p?gina Web, as possibilidades de retorno financeiro para o investimento s?o bem maiores. Seguindo a m?xima de que ?as melhores coisas da vida s?o de gra?a?, a Internet oferece amplas oportunidades para promover uma home-page sem cobrar nada. Sites de busca por palavra-chave como o Yahoo, o Alta Vista e o Cad? oferecem servi?os gratuitos de listagem de home-pages Web. J? o JF Service oferece um servi?o mais abrangente, que, al?m de permitir o cadastro gratuito do endere?o eletr?nico da empresa, permite tamb?m que sejam acrescentadas outras informa?es sobre a empresa, como endere?o real, telefones, atividades que exerce, servi?os que presta, dentre outros. Est?o cadastrados no JF Service, atualmente, mais de 6 mil estabelecimentos.

Os interessados em anunciar na Web podem obter informa?es sobre o assunto na pr?pria Internet, visitando sites e verificando os nomes dos patrocinadores que aparecem em logos e banners nas p?ginas. Outra dica ? pesquisar que tipo de site os consumidores da empresa que deseja anunciar freq?entam.

Antes de pagar pela veicula??o de um an?ncio on-line, ? preciso ter certeza de que o site selecionado para disponibiliz?-lo oferece um relat?rio de tr?fego detalhado, que indique o n?mero de impress?es (quantas vezes o an?ncio foi solicitado a partir da p?gina visitada pelo usu?rio) e o ?ndice de resposta por cliques (percentual de vezes que os visitantes do site clicaram na logomarca ou banner para visitar a home-page da empresa). Normalmente, o ?ndice de cliques varia de 1% a 4%, mas alguns banners bem desenhados e projetados em sites muito populares t?m ?ndices de cliques entre 7% e 30%.

A mensagem deve ser simples. Os publicit?rios sugerem que um texto que leve ? a??o, como ?Clique aqui? ir? aumentar os ?ndices de cliques de 40% a 300%. Cuidado com os sites e servi?os que pedem a assinatura de um acordo de exclusividade para veicularem um an?ncio - a n?o ser que ofere?am v?rias refer?ncias e comercializem o site em p?ginas que t?m um n?mero garantido de impress?es por m?s.

Em Juiz de Fora, a ArtNet apresenta solu?es para empres?rios locais investirem na constru??o de banners e home-pages. O JF Service ? um site que apresenta, atualmente, uma m?dia de 90 mil acessos por m?s, sendo que 60% destes acessos s?o de usu?rios da cidade e os outros 40% s?o de outros visitantes no Brasil e em todo o mundo. As empresas interessadas no servi?o podem procurar a Artnet para informa?es sobre as diferentes maneiras de anunciar e os pre?os para cada tipo de an?ncio. Diversos exemplos de banners est?o vis?veis no topo de cada uma das p?ginas do JF Service.

Na pr?xima sexta-feira, a se??o Mercados & Empresas divulga a segunda edi??o da s?rie ?Neg?cios na Internet?, que vai falar sobre o retorno do investimento feito na Internet. As mat?rias desta s?rie v?o ao ar toda sexta-feira.