Edi??o 05/03/99

Frutos do Mar



S?o v?rias as pessoas apaixonadas pelos pratos de frutos do mar. S?o in?meras, tamb?m, as que preferem saborear essas del?cias em restaurantes. E as justificavas, quase sempre, s?o o desconhecimento para escolher bons produtos e limp?-los em casa. N?o se trata de nenhum bicho de sete cabe?as. Tamb?m n?o posso afirmar ser a coisa mais f?cil do mundo. Ent?o vamos a algumas dicas:



CAMAR?ES
(como comprar e preparar)

Na hora da compra, observe alguns detalhes fundamentais. os camar?es devem ser firmes e com a carapa?a presa ao corpo. Sinta tamb?m o odor. Deve ser caracter?stico do produto, sem ser forte demais.

Para limp?-los, deve-se retirar a cabe?a, a casca e o rabo. As tripas tamb?m devem ser arrancadas. Para isso, basta um corte pequeno no dorso do camar?o e puxar a tripinha com um palito de dentes.


LULAS
(como comprar e preparar)

Nas compras, prefira as mais claras. Significam produto mais fresco. Quanto mais vermelhas as lulas, mais velhas s?o, o que n?o quer dizer que estejam estragadas.

Para a limpeza, retire as v?sceras na parte maior do molusco. Cuidado com uma cartilagem presa ao corpo da lula. Ela tamb?m dever sair. A membrana que envolve a parte externa da lula precisa ser retirada para n?o escurecer a carne na hora do cozimento. A retirada ? f?cil, mas alguns truques facilitam ainda mais o servi?o. Um deles ? mergulhar o molusco por 10 minutos em ?gua com lim?o ou vinagre. Depois ? s? puxar com uma faca. Retire tamb?m o olho e lave bem os tent?culos. Depois ? s? cortar a seu gosto e prepar?-la. O ideal ? o corte em rodelas.


POLVO
(como comprar e preparar)

A exemplo da lula, prefira os mais claros. S?o mais novos. Somente os polvos do pac?fico, especialmente da costa chilena, s?o naturalmente mais escuros. Sua limpeza ? muito parecida com a da lula. Retire as v?sceras, o olho e lave muito bem os tent?culos. Pode-se bater com os tent?culos na pia para soltar a areia acumulada, ou usar sal de cozinha esfregando bem. O movimento ? muito parecido com a lavagem de roupa. Depois enxague bem o polvo em ?gua corrente para retirar o excesso de sal. Outra dica diz respeito ao cozimento. O ideal ? cozinh?-lo por 8 a 10 minutos. Se cozinhar demais, o polvo endurece. Para saber o ponto ideal, espete os tent?culos com um garfo ou palito de churrasco.

*Osmar Chor ? diretor de jornalismo
da TV Alto Litoral, da Rede Globo em Cabo Frio
e autor do livro ?DE HOMEM PRA HOMEM
? Guia de Sobreviv?ncia Para Solteiros
e Descasados na Cozinha?.
Dicas e sugest?es para
? e-mail
chor@artnet.com.br



Em car?ter excepcional, as edi?es desta coluna passam a ser quinzenais, em duas sextas-feiras de cada m?s. A diminui??o provis?ria da periodicidade se deve ? promo??o de nosso colunista Osmar Chor para a dire??o do jornalismo da TV Alto Litoral, da Rede Globo em Cabo Frio.