MATÉRIA DE ARQUIVO

Márcia Fu na rede do vôlei

Marcia Regina Cunha - Marcia Fú
Nascimento: 26.07.69
Peso: 80 Kg
Altura: 1.85m

Bi-campeã mundial juvenil
Tri-campeã Sulamericana
Bi-campeã mundial
Terceiro lugar em Olimpíada
Vice-campeã mundial adulta
Melhor atacante do Grand Prid 94
Melhor bloqueio
 

Repórter Luciana Mendonça
10/06/99

A juizforana Márcia Fu é o destaque feminino da cidade no vôlei mundial. A atleta completa, no próximo dia 26 de julho, 30 anos de idade. Fu começou a jogar volei com 13 anos, no Sport. Mais tarde foi para o Minas Tênis. Chegou à seleção brasileira com 15 anos. Atualmente morando em Juiz de Fora, a jogadora se prepara para atuar a partir de setembro na Turquia, por um período de sete meses, apesar de ter sido chamada para jogar na Seleção Brasileira. Márcia afirmou ao técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, que irá voltar a integrar o grupo no ano que vem.

Seus planos na seleção brasileira são defender o país nos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália, no ano 2000. Márcia Regina Cunha faz parte da história da Seleção desde o bicampeonato mundial juvenil conquistado pelas brasileiras. Desde então, esteve jogando com as principais equipes. Participou das campanhas brasileiras nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992 e de Atlanta, em 96, além de brilhar nas Ligas Mundiais.

A atacante está afastada da seleção há quase três anos, logo depois da conquista da medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta. Ela alegou estar cansada das viagens e do ritmo forte das competições. Para ela, o momento mais difícil da carreira aconteceu nestas Olimpíadas de 1996. Na disputa para a final, que acabou em briga, a seleção brasileira foi derrotada pela equipe cubana. Em 1998, tirou férias e ficou sete meses sem clube e sem treinar. A atleta encerrou seu último contrato com o Macaé Sports/Petrobrás, equipe que defendeu na Superliga, ao lado da veterana Isabel.

No plano pessoal, hoje Márcia está feliz com o namorado: "Ele é maravilhoso", afirma. Ela pensa em jogar por mais três anos e parar. Depois disso, estão nos planos da atleta ser mãe, montar um atelie de cerâmica, sua paixão, e abrir uma escolinha de voley em Juiz de Fora.

Quem quiser entrar em contato com Márcia Fu pode enviar e-mail para marciafu@zipmail.com.br.
Ela está construindo uma home-page, no endereço http://www.geocities.com/Pipeline/Ramp/2064.


Curiosidade:
Confedereção Brasileira de Volley Ball

O vôlei foi criado em 1895, em Massachusstes, nos Estados Unidos. O voleibol começou a ser praticado em 1915 no Brasil. A Confederação Brasileira de Volley-Ball foi criada em 1954. Dez anos depois, o voleibol brasileiro marcou presença na Olimpíada de Tóquio. Atualmente o Brasil tem o campeonato nacional mais forte do mundo- a Superliga. O vôlei é o esporte mais jogado no país depois do futebol. A partir da década de 80, o voleibol feminino começou a dar os primeiros passos.