Liga de Futebol faz hist?ria

11/08/99


A Liga de Futebol de Juiz de Fora, LFJF, foi fundada h? 81 anos pelos times do Tupi, Tupinamb?s e Sport. Nesta hist?ria de quase um s?culo, est?o presentes nomes conhecidos no esporte. Mas a Liga passou por muitas fases e agora tenta se reerguer com o Torneio Regional. Al?m deste campeonato, ela mant?m competi?es durante todo o ano.



Dentre os nomes que ficaram conhecidos no futebol da Liga, podemos destacar alguns como: Jorge Luiz Andrade Silva (foto ao lado), o Andrade, que jogou no E.C. Vila Branca no in?cio de 73 e depois foi para o Flamengo onde chegou a ser campe?o nacional. No Flamengo, ele jogou com Zico e J?nior, por exemplo. Hoje, ? treinador do time Rio de Janeiro Futebol Clube.

Outro nome seria o de Jo?o Carlos Pires, que come?ou a jogar no final da d?cada de 50. Jo?o Pires atuou no Tupi e no Sport e, depois, chegou a ir para o S?o Paulo. Ele ganhou o Trof?u Belfort Duarte, de ouro, por nunca ter sido advertido em campo. Hoje, ? empres?rio em Juiz de Fora. Ainda poder?amos citar Moacir Toledo, J?lio Gasparette, Alu?sio Tavares, Osvaldo Guariba e muitos outros.

Segundo o atual presidente da LFJF, Ricardo Wagner, o Torneio Regional esteve parado por dificuldades financeiras e, no ano passado, voltou a ser realizado. "Este ano o torneio vai crescer ainda mais, pois existe o interesse em participar de toda Zona da Mata e Vertentes e da Serra da Mantigueira".

A Liga promove competi?es que movimentam cerca de 5000 atletas anualmente. As categorias v?o desde o Dente de Leite, em que os atletas come?am a jogar a partir dos sete anos, at? os Veteranos de mais de 40 anos de idade. Entre estas competi?es se destacam o Campeonato Oficial (com todas as categorias), o Torneio Regional (com a participa??o de cerca de 40 cidades da regi?o), o Torneio de Anivers?rio da Liga (que acontece nos meses de fevereiro) e a Copa Solar de Futebol.

Mas o trabalho da Liga vai al?m do pr?prio futebol. Ela realiza campanhas educativas como: Esporte ? vida, viol?ncia n?o, que ? feita em todas as competi?es, em parceria com a Legi?o da Boa Vontade e Diga n?o ?s drogas, viver ? melhor tamb?m realizada durante os jogos.

Uma das novidades da Liga ? o time feminino Cer?mica Futebol Clube, atual vice-campe?o de Minas Gerais. Para Ricardo, a equipe est? desmistificando o futebol das mulheres. Segundo ele, algumas jogadoras casadas chegam a levar toda a fam?lia para assistir aos jogos. Neste ano, acontecer? o 5? Campeonato da modalidade.

Colabora??o: Luciana Lima
Estudante do 6? per?odo de Jornalismo
da Facom, UFJF