Dermatologistas alertam:
o c?ncer de pele chega junto com o ver?o

26/01/99

Sol de janeiro, f?rias, praia lotada, pessoas bronzedas. ? a? que come?a um problema que vem crescendo a cada dia: o c?ncer de pele. O homem sempre esteve exposto ao sol por for?a do trabalho ou do lazer. Hoje, por?m, essa exposi??o pode levar ? doen?a, que corresponde a aproximadamente 30% dos casos de c?ncer em ambos os sexos.

Fen?menos clim?ticos est?o sendo estudados e cientistas constatam que a destrui??o cada vez mais r?pida da camada de oz?nio v?m sendo fatal. Isto ocorre devido ? polui??o ou uso de elementos qu?micos em excesso.

As radia?es produzidas pelo sol, ao mesmo tempo que bronzeiam, queimam a pele, causando les?es, tumores cancer?genos e envelhecimento precoce. S?o raios ultra-violetas, cujos tipos mais prejudiciais s?o o A (UVA) e B (UVB).

A dermatologista V?nia Piccinini explica que a pele funciona como um "arquivo". Cada momento de exposi??o ao sol fica na sua " mem?ria", acumulando danos como uma poupan?a, na qual o pagamento vem mais tarde, atrav?s de problemas na pele. As ?reas mais expostas ao sol, como rosto, pesco?o, nuca e antebra?os t?m mais chances de desenvolver a doen?a por "acumularem" mais sol. O c?ncer de pele aparece com mais freq??ncia, a partir dos trinta anos

Verdades e mentiras

? in?til se iludir: quem tem pele morena ou negra n?o corre menos riscos do que os branquinhos, garantem os dermatologistas. A preven??o deve ser igual para todo tipo de pele, mesmo em dias nublados.

As cabines de luz artificial s?o um risco para sa?de da pele. Elas utilizam os raios UVA e chegam a emitir o dobro da radia??o solar. Os raios atingem a derme onde est?o o col?geno e a elastina, respons?veis pelo envelhecimento e rea?es al?rgicas.

Os raios solares atravessam nuvens, ?gua, guarda-sol, blusas, chap?u, camisetas, principalmente se forem de cores claras e malha.

Anote as recomenda?es para n?o entrar em fria no ver?o:

  • Evite exposi??o solar entre 10hs e 15hs;
  • Use creme fotoprotetor de FPS 15, no m?nimo, e reaplique-o ap?s mergulho ou suor;
  • Complemente a prote??o solar atrav?s de ?culos de sol, camiseta, chap?u ou guarda-sol;
  • Evite sempre o bronzeamento deliberado, seja atrav?s do sol ou fontes artificiais de ultra-violeta;
  • Examine sua pele regularmente. Reconhecendo sinais de tumor procure um m?dico.

O que tem sido feito para a preven??o e diminui??o da doen?a?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia promove anualmente a "Campanha Nacional de Educa??o e Preven??o do C?ncer de Pele". O objetivo ?: detectar o problema atrav?s de um exame r?pido, realizado por dermatologistas, informando e educando a popula??o em geral. Al?m dos diagn?sticos gratuitos, um novo ingrediente foi acrescentado ? campanha desse ano: a educa??o na inf?ncia e juventude, visando a cria??o de novas posturas e comportamentos. Prevenir na inf?ncia evita problemas futuros. O diagn?stico e o tratamento precoce levam ? cura em praticamente 100% dos casos.

A VII Campanha come?ou em novembro, em todo o brasil, e acontece durante todo o ver?o. Em Juiz de fora, a Sociedade Brasileira de Dermatologia-MG, convoca as pessoas que tenham verrugas, pintas que mudam de cor, sangrem ou aumentem de tamanho, feridas que n?o cicatrizam, ou les?es suspeitas, a comparecerem nos locais de atendimento da campanha:

Os m?dicos esclarecem, que outras doen?as de pele como acne, micose, queda de cabelos, etc, n?o ser?o atendidas.

Colabora??o: Juliana Millen,
estudante do quinto per?odo
da Faculdade de Comunica??o Social da UFJF