A chegada do solstício de inverno, na sexta feira, 20 de junho, às 23h42 marca a entrada do Sol em Câncer em novo ciclo astrológico que nos leva aos campos das nossas bases emocionais, da família e do apego ao lar e à hereditariedade.
Neste ano, a estação começa em meio a um período de rigorosas condições climáticas com a influência do fenômeno La Niña, sugerindo um inverno que promete frio mais intenso. Nesta ocasião aflora a sensibilidade do quarto signo, razão de maior emotividade e forte apego ao que é conhecido.
Câncer é o signo que une os nossos dois luminares – o Sol e a Lua - e faz evocar a lenda mítica de Selene, a filha de Hipérion e Tea representada por uma jovem percorrendo o céu num carro prateado puxado por dois cavalos.
Selene, envolvida pela luz do Sol ficava carregada de poder vital e, na medida em que crescia gradualmente refletia e distribuía a luz solar para a terra marcando o período fértil e destinado ao crescimento.
Nessa evocação da mitologia grega estão os principais elementos que marcam as características de Câncer, o signo da família, do lar, das bases emocionais, da hereditariedade e dos sentimentos e emoções.
Seu símbolo também se liga a mitologia com a luta de Hércules contra o caranguejo gigante que lhe deu seu outro nome na Antiguidade Clássica.
A sensibilidade e a devoção são os traços mais distintivos do signo que tem por legenda distintiva o verbo sentir.
Período de regência astrológica padrão: de 21.06 a 21.07
Em 2025: de 23h42 de 20.06 a 10h30 de 22.07
Regente: A Lua
Elemento: Água
Nativo: canceriano e canceriana
Símbolo: O caranguejo representado por um duplo que lembra a gestação
Signo oposto: Capricórnio
Dia da semana: Segunda-feira – dia da Lua
Personalidades cancerianas de destaque no Brasil:
Hermeto Pascoal, compositor e instrumentista – Dercy Gonçalves, atriz e comediante – Elza Soares, cantora – Joaquim Manoel de Macedo, escritor - Carlos Castelo Branco, jornalista, escritor – Zezé Motta, atriz – Raul Seixas, cantor e compositor – João Guimarães Rosa, escritor – Paulo Gracindo, ator – José de Magalhães Pinto, político, banqueiro – Eleazar de Carvalho, maestro – Gilberto Gil, cantor – Mário Quintana, poeta e jornalista – João Saldanha, jornalista – Arthur Azevedo, jornalista, poeta e dramaturgo – Américo Jacobina Lacombe, historiador – Procópio Ferreira, ator e diretor de teatro – Carlos Chagas, médico e cientista – Carlos Gomes, regente e compositor clássico – Sérgio Buarque de Holanda, historiador – Anísio Teixeira, educador – Orígenes Lessa, escritor – Visconde de Cairú, político do Império – Elisete Cardoso, cantora – Arthur Moreira Lima, pianista – Carequinha, palhaço – Jair Amorim, compositor – Alberto Santos Dumont, engenheiro, inventor do avião.
Personalidade – Pontos positivos
A determinação
A memória
A eficiência
Capacidade de mando
A paciência
A perseverança
Confiança
Sinceridade
Personalidade – Pontos negativos
O ciúme
A indolência
Falta de auto-estima
O senso de posse
A sensibilidade excessiva
A insegurança
Pensamento canceriano
Seu apego ao conhecido e ao que lhe é familiar serve de entrave para que o canceriano desenvolva melhor seu próprio potencial, Por isso, fazer da capacidade de renovar-se a cada dia, é a tarefa que lhe incumbe na busca de sua realização pessoal e no seu meio de vida, sua base emocional e seu mundo individual!
O tipo canceriano:
A estabilidade e o senso de posse marcam o nativo do signo da Lua e da família. Dono de seu próprio mundo, e a ele voltado de forma obsessiva, é aquele que busca o conforto e o bem estar dos que dele dependem. É reservado e contido, tradicionalista e severo nos seus princípios morais, chegando ao exagero de condenar avanços e resistir a modernidade. Trabalhador incansável tem forte apego à família e cultiva um comportamento caseiro e valoriza como ninguém a segurança material. É tradicionalista também nas concepções que faz da moral e dos valores sociais., Tem muita emotividade.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!