Quinta-feira, 9 de junho de 2011, atualizada às 17h53

Coleta de lixo sofre alterações em 37 bairros de JF a partir do dia 20 de junho

Aline Furtado
Repórter
Coleta de lixo

A partir do dia 20 de junho, o sistema de coleta de lixo de Juiz de Fora vai passar por alterações em 37 bairros da cidade. Das 58 rotas cumpridas hoje pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), nove sofrerão mudanças, que têm como objetivo a otimização do uso de caminhões, além da melhoria na prestação do serviço. A previsão é que as alterações ocorram até o dia 30 de agosto (veja tabelas abaixo).

A mudança será iniciada em três rotas. Na segunda-feira, dia 20, será modificada a rota que compreende desde o bairro Costa Carvalho até o Vitorino Braga, passando pelas avenidas Sete de Setembro e Brasil (ver mapas). Atualmente, a coleta nesses locais é realizada no período da manhã, devendo passar a ser feita a partir das 18h. Contudo, os dias permanecem inalterados, ou seja, o recolhimento continua sendo feito às segundas, quartas e sextas-feiras.

Além disso, ainda no dia 20, será alterada a coleta na rota que abrange os bairros Eldorado, Alto Eldorado, Vista Alegre e Nossa Senhora das Graças. Hoje, o lixo é recolhido durante a manhã de terças, quintas e sábados, passando, com a mudança, a ser recolhido às segundas, quartas e sextas, a partir das 18h. Já no dia 21, a alteração será feita na rota que engloba os bairros Centenário, Santa Terezinha e Tupi, que terão a coleta realizada às terças e quintas a partir das 18h e aos sábados a partir das 13h.

"A migração da coleta para o período noturno é uma tendência, já que, em função das condições de tráfego nas cidades, os transtornos do recolhimento à noite acabam sendo minimizados", afirma o diretor do Demlurb, Anselmo Fernandes. Segundo ele, muitas cidades realizam 60% da coleta durante o dia e 40% no período noturno. "Juiz de Fora está longe disso, mas pretendemos fazer a migração de forma lenta, afinal, pode ser preciso corrigir pequenas distorções ao longo do processo." Com as mudanças, 15,5% das rotas em Juiz de Fora passam a ser realizadas durante a noite.

Para reforçar as mudanças junto à população, a informação será prestada por meio de distribuição de panfletos e passagem de carros de som nos bairros onde as alterações serão feitas. "Nossa ideia é priorizar os grandes eixos de vias onde o movimento é intenso, como é o caso, por exemplo, da avenida Sete de Setembro, onde trafegam muitos veículos e há carros parados nos dois lados da via." Atualmente, a coleta noturna é realizada em toda a avenida Rio Branco e no bairro Manoel Honório.

Barulho

Fernandes lembra que se trata de um projeto piloto e que pequenos transtornos são previstos. "Além da questão do barulho, no caso de condomínios, poderá ocorrer algum tipo de mudança, já que o profissional que recolhe o lixo não mais vai fazê-lo durante o dia."

Sistema de coleta

De acordo com Fernandes, cada caminhão do Demlurb que trabalha na coleta faz, por dia, duas viagens ao Aterro Sanitário de Dias Tavares. Com isso, a coleta deverá ser iniciada pela periferia da rota, onde o movimento é menos intenso. "Assim ganhamos tempo para que, na segunda viagem, o recolhimento do lixo ocorra no centro da rota, onde o trânsito é mais complicado."

Primeiras rotas a serem alteradas
Data Rota / Frequência Bairros
20/6 - segunda-feira A* Avenida 7 de Setembro
Centro - Av. Brasil (4º BBM)
20/6 - segunda-feira A Eldorado
Alto Eldorado
Nossa Senhora das Graças
Vista Alegre
21/6 - terça-feira B** Centenário
Santa Terezinha
Tupi

Previsão (próximas alterações)
Data Rota / Frequencia Bairros
27/6 - segunda-feira A Jardim Glória
28/6 - terça-feira B Padre Café
Dom Bosco (parte)
04/7 - segunda-feira A Paineiras
Santa Helena
05/7 -terça-feira B Praça Agassis
Mariano Procópio
Fábrica
18/7 - segunda-feira A

Rua São Mateus
Bairro São Mateus

19/7 - terça-feira B Rua São Mateus
Cascatinha
Jardim Laranjeiras
01/08 - segunda-feira A

Bom Pastor
Boa Vista
Jardim Guaruá
Mansões
Santa Luzia

02/08 - terça-feira B Grambery
15/08 - segunda- feira A Poço Rico
Vila Ozanan
Furtado de Menezes (partes)
Santa Tereza
16/08 - terça- feira B Alto dos Passos
Mundo Novo
22/08 - segunda-feira A Bairu
Manoel Honório
Progresso
23/08 - terça-feira B Santa Cecília
Estrela Sul
23/08 - terça-feira B Praça Agassis
Mariano Procópio
Fábrica
29/08 - segunda-feira A Viturino Braga
Grajaú
Alto Grajaú
30/08 - terça-feira B Vale do ipê
Democrata
Borboleta

* Rota / Frequência A - segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 18h

** Rota / Fequência B - terça e quinta, a partir das 18h, sabados, a partir das 13h

FONTE: Demlurb

 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken